Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Editora da UFT lança obras na Feira Literária de Porto Nacional
Início do conteúdo da página
Literatura

Editora da UFT lança obras na Feira Literária de Porto Nacional

Por Paulo Aires | Publicado: Quarta, 21 de Junho de 2017, 18h20 | Última atualização em Quarta, 21 de Junho de 2017, 18h35

Durante a I Feira Literária Portuense da 37ª Semana da Cultura de Porto Nacional, a Editora Universitária da Universidade Federal do Tocantins (EdUFT) , promoverá o lançamento de várias obras de seu catálogo. No evento, a EdUFT também conta com um estande para divulgação e venda de seus títulos. A Feira é realizada no Espaço Cultural Beira-Rio, na orla da cidade de Porto Nacional.

Entre os livros a serem lançados, estão três títulos inéditos: Geografias de mundo reveladas nas canções de Chico Buarque, de Carolina Machado Rocha Busch Pereira; Sobre crônicas, cronistas e cidade: Rio de Janeiro nas crônicas de Lima Barreto e Olavo Bilac (1900-1920), Radamés Vieira Nunes; Narrativas e Representatividade a interdisciplinaridade na comunicação, Rodolfo Ward (Organizador). Ainda serão lançadas duas obras já conhecidas: A sedução da imagem, de Jocyleia Santana dos Santos; e Porto Nacional, patrimônio do Brasil, de Janira Iolanda Lopes Rosa, Mariela Cristina Ayres de Oliveira e Rosane Balsan (Organizadoras).

A professora Carolina Machado Rocha Busch Pereira, autora do livro Geografias de mundo reveladas nas canções de Chico Buarque, destaca que a obra “é antes de mais nada um convite ao leitor para passear comigo pela Geografia e pela obra do Chico Buarque.” Segundo a autora, o trabalho foi construído e lapidado a partir da relação entre linguagem e canção, permeada pelo debate da arte, sempre interessada na mediação das canções de Chico Buarque.

Carolina acrescenta ainda que reflexão proposta no livro permite trilhar caminhos pouco ainda definidos pelos geógrafos, o da música e das canções. “É uma leitura musical e geográfica das canções de Chico Buarque”, enfatiza.

 

 

 

 

Radamés Vieira Nunes, autor de Sobre crônicas, cronistas e cidade: Rio de Janeiro nas crônicas de Lima Barreto e Olavo Bilac (1900-1920), sobre sua obra, comenta interrogando: “Quem nunca criou representações sobre a cidade e suas transformações? Quem nunca elaborou concepções e imagens sobre o que se destrói e se constrói no espaço urbano que vivencia?”, e discorre que o livro é para todos que se interessam pela complexa dinâmica das cidades. “Nele se encontrará uma perspectiva histórica do intenso debate, travado em papel e tinta pelos cronistas, sobre a reformulação urbana do Rio de Janeiro, nas primeiras décadas do século XX”, pontua.

 

 

 

 

 

Já o livro Narrativas e Representatividades: a Interdisciplinaridade na Comunicação, organizado por Rodolfo Ward, traz na sinopse editorial que “a obra é uma seleção de artigos científicos que tratam de diversos temas da grande área de Ciências Sociais Aplicadas, mais precisamente da comunicação. O cotidiano, a paisagem e as tribos urbanas, a violência, os costumes, os diversos aspectos da sociedade e do homem moderno sob o multi-olhar da comunicação estão presentes neste livro.”

 

 

 

 

 

Porto Nacional, patrimônio do Brasil, de Janira Iolanda Lopes Rosa, Mariela Cristina Ayres de Oliveira e Rosane Balsan (Organizadoras)
Sinopse: O Núcleo de Estudos Urbanos e das Cidades (Neucidades) é cadastrado como Grupo de Pesquisa no CNPq e, originariamente, restrito ao curso de História do Campus de Porto Nacional e de Palmas e de outras instituições de ensino superior. As atividades desenvolvidas pelo Núcleo têm proporcionado aos docentes e estagiários a importante experiência no aspecto da extensão, bem como na pesquisa e no ensino, resultando em produção científica. Para melhor divulgar a produção científica de seus colaboradores, a equipe organizou uma coletânea de artigos elaborados por colaboradores e participantes do Neucidades, o que compõe esta publicação.

 

 

A sedução da imagem, Jocyleia Santana dos Santos
Sinopse: O livro trata da implantação de uma retransmissora de televisão e sua inserção no processo separatista do norte do Estado de Goiás. Refere-se ao papel histórico da televisão como protagonista de um processo que pretendia a criação do Estado do Tocantins. Primeiro, nasceu o desejo de “se ver na telinha”. Depois de visitar a capital Goiânia, as autoridades políticas da época voltavam para seus municípios do norte de Goiás seduzidos pela ideia de que a televisão também poderia ser a salvação da região. Fascinados, buscavam incutir em seus eleitores o desejo de visualizar as informações propagadas na televisão.

 

 

Catálogo da Editora

Programação completa da Semana Cultural de Porto Nacional

Calendário de lançamentos

Sobre crônicas, cronistas e cidade: Rio de Janeiro nas crônicas de Lima Barreto e Olavo Bilac (1900-1920)
Autor: Radamés Vieira Nunes
Lançamento: 21/6, às 20h

Geografias de mundo reveladas nas canções de Chico Buarque
Autora: Carolina Machado Rocha Busch Pereira
Lançamento: 22 de junho, às 18h30

Narrativas e Representatividade a interdisciplinaridade na comunicação
Rodolfo Ward (organizador)
Lançamento: 23/6, às 21h30

Porto Nacional, patrimônio do Brasil
Janira Iolanda Lopes Rosa, Mariela Cristina Ayres de Oliveira e Rosane Balsan (Organizadoras)
Lançamento: 21/06, às 21h30

A sedução da imagem
Autora: Jocyleia Santana dos Santos
Lançamento: 24/6, às 21h

registrado em:
marcador(es): Editora,Home,PortoNacional
Fim do conteúdo da página