Página inicial > Últimas Notícias > Oficina sobre uso de elementos da cultura popular abre a 4ª edição do Cartão Postal
TEATRO E PEDAGOGIA

Publicado: Segunda, 05 de Junho de 2017, 18h37 | Última atualização em Segunda, 05 de Junho de 2017, 19h00

Com a programação recheada de oficinas, espetáculos e palestras, teve início na tarde desta segunda-feira, no Câmpus da UFT em Palmas, a quarta edição do Cartão Postal, promovido pelos cursos de Teatro e Pedagogia. Este ano o mote é "Cidade como estratégia de pesquisa". A oficina "Encandeia: a cultura popular como estratégia para instalar espaços rituais e fazeres cênicos", abriu as atividades, sob a ministração do professor Ricardo Malveira. A atividade teve a participação de alunos dos cursos de Teatro e Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do curso de Artes Cênicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

A oficina Encandeia abriu as atividades do IV Cartão Postal, no Câmpus da UFT em Palmas (Foto: Paulo Teodoro/Dicom)A oficina Encandeia abriu as atividades do IV Cartão Postal, no Câmpus da UFT em Palmas (Foto: Paulo Teodoro/Dicom)

A abertura oficial do Cartão Postal deste ano será às 20h, no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica). A programação de abertura terá o espetáculo "Auto de nossas Marias", realizado pelo projeto de extensão Uma vez Teatro, sob a direção da professora Renata Patrícia Silva e, logo após, às 20h30, a realização da conferência "A cidade como estratégia de pesquisa", com as docentes Daniela Franco e Amanda Leite, e também o professor Ricardo Malveira.

Aproximação das manifestações populares

Na oficina foi discutida a instalação, em alguns espaços, de elementos ou lugares cênicos da cultura popular, a partir de uma temática. O professor Ricardo Malveira usou a festa de Nossa Senhora das Candeias, do município de Arraias, que é um grande motivador do seu trabalho. "A gente estuda uma manifestação cultural e, a partir dessa manifestação, vamos pensar uma forma de instalar, em algum local, um lugar cênico. Esse lugar cênico, é claro, não é igual a cena do Teatro, tem algumas semelhanças, mas é uma cena bem específica porque ela é parte da cultura popular", afirma.

O professor destaca que o intuito dessa oficina é aproximar as pessoas das manifestações populares e fazer com que elas as vejam com outros olhares, entendendo que também são cênicas assim como as artes mais disseminada como teatro, dança, circo e a ópera. "Nós sempre vemos as manifestações culturais do Brasil, principalmente as pessoas dos grandes centros, de um lugar distante. E essas festas, principalmente pra quem faz, são muito importantes e têm uma ligação muito forte com a vida. E, às vezes, deixamos de viver essas manifestações nossas por conta desse distanciamento que a gente vai aprendendo ao longo da vida", ressalta Malveira.

A "Oficina Encandeia: a cultura popular como estratégia para instalar espaços rituais e fazeres cênicos" contou com atividades de corpo, de som, de música, que são ligadas à expansão do corpo com o objetivo de instalar a festa no corpo das pessoas. Ricardo Malveira destaca que a oficina, assim como evento como um todo, é importante por ter foco na cidade e nas formas de interagir, sentir e entender essa cidade que nos rodeia, e que pode oferecer um grande material para pesquisas e práticas na educação, nas artes em geral e na cultura. "É necessário entender como essa cidade interfere na nossa vida e como podemos interagir da melhor forma possível, sentir a cidade, se perder pela cidade, conhecer lugares novos, conhecer pessoas que talvez o espaço oficial não possibilite e eu acho que a melhor forma de conhecer a cidade é se perdendo por ela", declara.

O professor espera que após a oficina haja um maior entendimento da festa como um lugar de afeto, importante, de conhecimento. "Ainda que você não tenha nascido no local onde mora, temos a obrigação de não se permanecer estrangeiro no lugar, de cada vez mais entender o lugar e ficar cada vez mais ligada organicamente a ele. As pessoas têm sua própria cultura e não irão perder com isso, na verdade, o que ocorrerá são ganhos com a troca de conhecimentos", finaliza.

A oficina desta tarde resultou em uma apresentação que será realizada como finalização das atividades desta segunda-feira, no evento. Os participantes da oficina serão os atores que irão participar da apresentação e incentivar a interação do público com ela.

Confira, abaixo, mais imagens da oficina e também a programação completa do IV Cartão Postal, que pode ser conferida também no site do evento.

marcador(es): Palmas,Teatro