Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professora da UFT dará palestra em Porto Nacional na 15ª Semana Nacional de Museus
Início do conteúdo da página

Professora da UFT dará palestra em Porto Nacional na 15ª Semana Nacional de Museus

Publicado: Quinta, 18 de Mai de 2017, 16h14 | Última atualização em Sexta, 19 de Mai de 2017, 20h47

Museu Histórico de Porto Nacional (Foto: Foto arquivo pessoal Patricia Vera)Museu Histórico de Porto Nacional (Foto: Foto arquivo pessoal Patricia Vera)“Dizer o indizível” será tema de palestra da professora Juliana Ferraro, do Câmpus de Porto Nacional, nesta sexta-feira, a partir das 19h, no museu histórico da cidade. O momento  faz parte da 15ª edição da Semana Nacional de Museus, que neste ano trabalha o tema “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”. O evento será aberto para acadêmicos, professores e sociedade em geral.

A Semana é uma comemoração do Dia Internacional de Museus. Realizada pelo Ministério da Cultura por meio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Em Porto Nacional tem o apoio da Prefeitura por intermédio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo. O tema do evento foi proposto pelo Conselho Internacional de Museus (Icom).

De acordo com Juliana a proposta da temática vem ao encontro dos acervos  e suas exposições. "Nos museus nós fazemos escolhas do que vai ser exposto e quando escolhemos algo, consequentemente, outras coisas ficam velados, ficam para trás". A professora pontua que é justamente este acervo não apresentado para o público que é o foco da palestra. "Este acervo não apresentado para o publico em geral é o não visível,  o não visto, o não falado. O tema vem com a intenção de falar sobre a  história que esse acervo 'não escolhido' pode contar, que memórias ele guarda e o que ele diz sobre a própria população", explica.

registrado em:
marcador(es): Porto Nacional,Home
Fim do conteúdo da página