Página inicial > Últimas Notícias > Categorias discutem realização de processo eleitoral
SUCESSÃO na Reitoria

Categorias discutem realização de processo eleitoral

Por Samuel Lima e Bianca Zanella | Publicado: Terça, 09 de Mai de 2017, 13h14 | Última atualização em Terça, 09 de Mai de 2017, 14h20

Em assembleia realizada na manhã desta terça-feira (09), o sindicato dos docentes (Sesduft) votou pela inadmissibilidade da escolha da lista tríplice com a indicação de nomes para o cargo de reitor ser restrita ao Conselho Universitário (Consuni), sem uma prévia consulta eleitoral.

A categoria, porém, pretende defender, na sessão extraordinária do Consuni marcada para esta tarde, que o prazo para a realização deste processo seja ampliado. Segundo os representantes docentes, o ideal é que a pesquisa seja realizada em setembro deste ano.

Professores decidiram que escolha da lista tríplice não pode ser restrita ao Consuni (Foto: Samuel Lima/Dicom)Professores decidiram que escolha da lista tríplice não pode ser restrita ao Consuni (Foto: Samuel Lima/Dicom)

Os professores decidiram, ainda, convocar nova assembleia para sexta-feira (12), quando então deverão indicar os membros docentes da comissão eleitoral.

Já nesta segunda-feira (08), em reunião convocada pela comissão pro tempore que está à frente da categoria, os técnicos administrativos da UFT defenderam a realização da consulta eleitoral à comunidade universitária, mesmo com curto prazo, e indicaram nomes para a composição da comissão que deverá realizar a pesquisa.

Discentes

A representante titular dos estudantes no Conselho Universitário (Consuni) da UFT, Histefânia Alves, e outros dois substitutos indicados pelos titulares, reuniram-se na manhã desta terça-feira (09) com o vice-reitor no exercício da reitoria, Luís Eduardo Bovolato, com o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Kherlley Barbosa, e com o chefe de gabinete, Emerson Denicoli.
Na reunião, a Reitoria pediu a participação dos discentes no processo de definição do próximo reitor, ou reitora, da UFT.

Reunião com estudantes ocorreu no gabinete da Reitoria (Foto: Bianca Zanella/Dicom)Reunião com estudantes ocorreu no gabinete da Reitoria (Foto: Bianca Zanella/Dicom)

O vice-reitor esclareceu aos estudantes que o Consuni tem agora 51 dias - 60 desde a morte da reitora Isabel Auler - para indicar ao Ministério da Educação três possíveis nomes para ocupar o cargo em vacância, e que a realização de uma consulta eleitoral prévia à comunidade universitária depende do envolvimento de todas as categorias - docentes, técnicos administrativos e discentes.

Os estudantes, por sua vez, ressaltaram os impasses internos existentes na categoria estudantil e a situação de vacância do Diretório Central dos Estudantes (DCE) que prossegue desde fevereiro deste ano.

A sessão extraordinária do Consuni para discutir a normativa para a composição da lista tríplice para nomeação do próximo reitor ou reitora está marcada para esta terça-feira (09), às 14h30, no auditório do Bloco IV do Câmpus de Palmas.

marcador(es): Reitoria,Geral,Home