Página inicial > Últimas Notícias > Colóquio aborda educação por Paulo Freire no Câmpus de Araguaína

Colóquio aborda educação por Paulo Freire no Câmpus de Araguaína

Publicado: Segunda, 08 de Mai de 2017, 17h04 | Última atualização em Terça, 09 de Mai de 2017, 09h14

Paulo Freire (Foto: Divulgação) Acadêmicos, professores da UFT, da rede estadual, municipal e privada de ensino participam do "I Colóquio paulo Freire: Ensinar exige a convicção de que a mudança é possível". O evento é promovido pela Universidade Federal do Tocantins, por meio do Curso de História do Câmpus em Araguaína, e ocorre nesta segunda-feira (8) e terça-feira (9), na sala G4 do auditório do Reuni, na Unidade Cimba.

Nesta segunda-feira (8), a mesa de abertura seria com o diretor do Câmpus, José Manoel Sanches, e a professora do colegiado de História, Rosária Helena Ruiz. A palestra da noite seria com o professor João Colares, da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

De acordo com Colares, a palestra apresenta todos os legados de Paulo Freire, além de ressaltar alguns desafios parar se pensar a educação popular na Amazônia. Colares é coordenador adjunto da Cátedra da UEPA. A Cátedra Paulo Freire da Amazônia é uma rede interinstitucional de pesquisadores que se debruçam sobre o legado de Freire para educação no Estado.

Colares explicou ainda que Freire defendia um sentido bastante ampliado de educação, que não se limitava a conteúdos escolares. "Isto não significa excluir os conteúdos dos currículo, mas trabalhar estes mesmos assuntos de forma crítica, interdisciplinar e contextualizada", pontuou.

Colares também falou do papel do professor como mediador do conhecimento. "O professor não é um mero transmissor do conhecimento, mas um sujeito capaz de desenvolver a curiosidade dos estusdantes, sua capacidade produção do conhecimento e problematização da realidade".

Evento

De acordo com a professora de História, Rosária Helena, o evento relembra o legado de Paulo Freire nos 20 anos de morte do educador. Ela afirma ainda que Paulo Freire deixou um grande legado ao ser um defensor da educação popular. "Muito dos nossos alunos terão experiência com a educação básica e terão que ter esse contato popular, falar sobre Paulo Freire vai dar subsídio para esses alunos que atuarão ou mesmo para quem já atua nessa área", destaca.

O evento é fechado a quem realizou as inscrições que já foram encerradas devido o grande número de inscritos. Confira a programação desta terça-feira (9):

* 8h30 às 11h30
 mesa de diálogo I
Paulo Freire e a formação crítica do professor
Professores: João Colares (UEPA), Mariseti Cristina (história UFT), Joseilson Alves (Química). A mediação será pelo professor Wagner dos Santos, do curso de Biologia.

*14h às 17h
Círculo de Cultura
Documentário Paulo Freire (TV escola) - 53 minutos
Professores mediadores da discussão: Karolina Martins (Biologia), Kênia Gonçalves (geografia), Maria Eleuda (letras) e matheus pereira (física).

*19h às 19h30
Momento Cultural com o professor Gilberto do curso de História.

*19h30 às 22h
Mesa de diálogo II
Leituras de Paulo Freire na atualidade
professores: Claudenice Cardoso (matemática), Naiane Vieira (PPGL) e Ronair Justino. Mediação com a professora de Química, Renata Barbosa.

marcador(es): Araguaína,Home