Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Importância biológica das abelhas será abordada em palestra nesta terça
Início do conteúdo da página
PALMAS

Importância biológica das abelhas será abordada em palestra nesta terça

Por Samuel Lima | Publicado: Terça, 25 de Abril de 2017, 12h23 | Última atualização em Terça, 25 de Abril de 2017, 12h35

Cartaz - Palestras sobre Abelhas (Divulgação)Elas são pequenas, mas são fundamentais para o equilíbrio biológico do planeta Terra. Este será um dos motes da palestra desta terça-feira (25), no Câmpus de Palmas, no auditório do Bloco III a partir das 19h, com o professor Waldesse Piragé de Oliveira Júnior, coordenador do Laboratório de Biotecnologia (Labiotec) do Câmpus. Oliveira Júnior frisa que fará um breve  histórico da apicultura e da meliponicultura (ver glossário abaixo), além de falar da importância do inseto. "Falaremos do que as abelhas representam para o homem, além de fundamentar as razões para sua preservação e equilíbrio do planeta".

A palestra desta terça inicia uma série que vai ocorrer até dezembro (veja quadro ao final). Oliveira Júnior destaca que foi pensando na preservação das abelhas e na sua importância para o meio ambiente que surgiu a ideia do ciclo de palestras. O professor pontua que o desaparecimento das abelhas - por várias causas motivadas pela ação do homem - pode gerar um problema de escala mundial.

O ciclo de palestras terá temas versando não apenas sobre a biologia dos insetos, mas abordará plantas melíferas, sanidade apícola, pragas, genética e preservação, biodiversidade, produtos e legislação. De acordo com a programação, as palestras ocorrerão, além desta terça, em 23 de maio, 27 de junho, 28 de agosto, 26 de setembro, 24 de outubro, 28 de novembro e 05 de dezembro, sempre às 19h, no auditório do Bloco III do Câmpus de Palmas.

Professor Oliveira Júnior indica uma das colmeias encontradas no Câmpus de Palmas (Foto: Samuel Lima/Dicom)Professor Oliveira Júnior indica uma das colmeias encontradas no Câmpus de Palmas (Foto: Samuel Lima/Dicom)

Levantamento

Oliveira Júnior revelou que deverá ser iniciado ainda neste semestre um levantamento no Câmpus de Palmas de locais onde há colméias (ninhos de abelhas).

Ele pontua que as espécies já encontradas no Câmpus são todas sem ferrão. Já há, inclusive, ninhos identificados de espécies diferentes convivendo muito próximas umas das outras. O levantamento servirá não apenas para catalogação, mas também como ferramenta de conscientização para a preservação dos ninhos. As abelhas são responsáveis por 90% da polinização de árvores nativas das florestas.

Glossário

Apicultura - é a ciência, ou arte, da criação de abelhas com ferrão.

Meliponicultura - é a criação racional de abelhas sem ferrão (Meliponíneos).

registrado em:
marcador(es): Palmas,Home
Fim do conteúdo da página