Página inicial > Últimas Notícias > Pela 1ª vez, equipe com alunos da UFT fica entre as dez melhores do Desafio Sebrae
Empreendedorismo

Por Caroline Falcão | Publicado: Quarta, 12 de Abril de 2017, 17h31 | Última atualização em Quarta, 12 de Abril de 2017, 18h32

Quatro estudantes do Tocantins, sendo três da Universidade Federal do Tocantins (UFT), ficaram pela primeira vez entre os dez finalistas do Desafio Universitário Empreendedor, desenvolvido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A decisão do prêmio ocorreu na última terça-feira (11) em Brasília (DF).  Acadêmicos da UFT, todos os anos, participam da competição, sendo sempre destaques entre os melhores do Estado.

Para um dos participantes da equipe nesta edição, Lucas Borba, "foi muito importante essa final para mostrarmos a força da Região Norte e do Tocantins para o Brasil, ainda mais que nos classificamos em segundo lugar dos 27 estados na etapa nacional do Desafio. Então, nós trabalhamos bastante e estar nesta etapa entre as 10 melhores equipes do país, independentemente do resultado, já é uma vitória enorme", comemora Borba.

Equipe do Tocantins (à esquerda) entre os outros estados finalistas no Desafio Sebrae. Foto: DivulgaçãoEquipe do Tocantins (à esquerda) entre os outros estados finalistas no Desafio Sebrae. Foto: Divulgação
De acordo com a gestora da Incubadora de Empresas da UFT, Maria Joaquina Barbosa Goulart, isso é o reflexo da busca dos alunos da UFT em construirem projetos de empreendedorismo, "e a incubadora atua neste processo para os acadêmicos que precisam de um estímulo ou orientação neste processo", diz. Ela acrescenta que "é importante os alunos terem esse conhecimento na universidade sobre empreendedorismo, até mesmo para estarem melhor preparados para o mercado de trabalho, com mais chances de terem sua própria empresa, capacitados para o desenvolvimento de serviços e produtos inovadores", destaca.

"A incubadora está se estruturando para ter melhores condições de atendimento contínuo aos alunos, professores e comunidade externa, dando mais condições de capacitação e consultoria, maior apoio para que os projetos comecem a crescer e avancem no mercado, como também aos projetos de mestrado e doutorado que podem virar produtos, serem empreendidos, patenteados ou mesmo vendidos para grandes empresas", pontua Maria Joaquina.

Ao destacar as ações previstas para este ano, a gestora da Incubadora de Empresas da UFT frisa que pretende, pela segunda vez, capacitar, em parceria com o Sebrae, alguns professores da UFT que dão aulas na área de empreendedorismo. "Além disso, queremos criar um curso de extensão para alunos e comunidade externa sobre o assunto, principalmente, para os acadêmicos que não possuem esta matéria em sua grade curricular possam também adquirir o conhecimento em sua formação", complementou..

Histórico
O Desafio Universitário Empreendedor Sebrae está em sua 17ª edição, e a UFT foi destaque em algumas edições. Nos anos de 2006, 2007, 2010, 2013, 2016 e agora 2017, equipes compostas por alunos da UFT foram vencedores estaduais no Desafio. O Tocantins é um dos estados que mais recebe número de inscritos na competição.

marcador(es): Geral,Home