Página inicial > Últimas Notícias > Epistemologia da Comunicação é tema de Ciclo de Debates do PPGCom
Nesta quinta

Epistemologia da Comunicação é tema de Ciclo de Debates do PPGCom

Por Caroline Falcão | Publicado: Segunda, 20 de Março de 2017, 11h30 | Última atualização em Segunda, 20 de Março de 2017, 11h40

Com o tema "Epistemologia da Comunicação: de qual comunicação estamos falando?," ocorre nesta quinta-feira (23), às 19h, nas salas 3 e 4 do Bloco G, mais uma edição do Ciclo de Debates do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Palmas. Esta é a terceira edição do projeto e conta com a participação do professor Luiz Cláudio Martino, da Universidade de Brasília (UNB).

Para a coordenadora do PPGCom, Verônica Dantas, "a ideia é a cada semestre trazer um pesquisador renomado em sua área de pesquisa para debater temas que contribuam para os objetos pesquisados no nosso Mestrado", explica. Ela acrescenta que, "desde o início do curso do Mestrado já trouxemos os pesquisadores Dr. Luiz Motta e Drª Ana Magnólia Mendes, que abordaram, respectivamente, narrativas de identidade nos discursos midiáticos e a ética do discurso e subjetividade, enfocando o intercâmbio entre comunicação e psicologia. Desta vez, o convidado é o professor da UNB Luiz Martino, que discutirá o tema  o objeto da comunicação - questões epistemológicas", ressalta.

O Ciclo de Debates do PPGCom tem o objetivo de fomentar, na UFT, e região o debate periódico de temas relacionados às linhas de pesquisa do Programa, entre outros que contribuam para um espaço de intercâmbio interdisciplinar sobre às temáticas da Comunicação e suas interfaces. Visa ainda ampliar as discussões e o potencial de pesquisas comprometidas com a realidade local, inaugurando um novo momento de investigações e compromisso com uma educação de qualidade na região, mas ao mesmo tempo instaurando um diálogo entre o cenário midiático e as questões globais na sociedade contemporânea.

O evento é aberto a toda comunidade acadêmica. As inscrições serão feitas antes do evento  e os participantes receberão certificados.

Palestrante
Luiz Cláudio Martino é professor titular em Teorias e Epistemologia da Comunicação da Universidade de Brasília e Pesquisador 1C do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Ministério da Ciência e Tecnologia).  Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), Especialização em Filosofia pela UFRJ-Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), Mestrado em Escola de Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), Mestrado em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas e Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), DEA En Sciences Sociales: Cultures et Comportaments - Université de Paris V (René Descartes) (1993) e Doutorado em Sociologia - Université de Paris V (René Descartes) (1997). Membro de Comitê de Assessoramento CAPES (2000 a 2009). Consultor ad hoc CAPES e CNPq. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Estudo de Meios, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria da comunicação, epistemologia da comunicação, história da comunicação, meios de comunicação, tecnologia da comunicação.

14h: Reunião de trabalho com docentes do PPGCom e curso de Jornalismo.
19h: Credenciamento no local.
19h30: Apresentação do PPGCom.
19h40: Conferência - Palestrante: Professor Luiz Cláudio Martino (UnB).
20h40: Debate.

marcador(es): Palmas,Home,PPGCom