Página inicial > Últimas Notícias > Propesq e DTI lançam sistema de gestão de projetos de pesquisa
AO VIVO

Propesq e DTI lançam sistema de gestão de projetos de pesquisa

Por Samuel Lima | Publicado: Quinta, 16 de Março de 2017, 08h12 | Última atualização em Quinta, 16 de Março de 2017, 15h55

Depois de cinco meses de desenvolvimento e alimentação, será lançado nesta quinta-feira (16), pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) em parceria com a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) o Sistema de Gestão de Projetos Universitários (GPU). O lançamento será às 9h30, na sala 27 do Bloco II, no Câmpus de Palmas, com transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Tela de entrada do Portal do Sistema de Gerenciamento de Projetos Universitários (Foto: Samuel Lima)Tela de entrada do Portal do Sistema de Gerenciamento de Projetos Universitários (Foto: Samuel Lima)

A nova plataforma informatizada vai permitir que tanto docentes quanto técnicos-administrativos submetam suas propostas de projetos de forma online. Conforme o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Raphael Sanzio, agora será possível armazenar, gerar relatórios e emitir documentos de uma forma mais rápida. “Antes esses dados eram armazenados em um banco de dados bem precário no formato .doc, o que impedia levantamentos mais estratificados, já que tudo era manual; a partir dessa ferramenta, com poucos cliques conseguimos levantar mais informações, de uma forma mais rápida e eficiente e obter relatórios mais consolidados", afirma.

Segundo o servidor responsável pela integração da Propesq com a equipe de Desenvolvimento da DTI, Patrick Castro, o sistema permite também maior transparência, visto que parte dos dados ficarão públicos. "São 1.967 projetos cadastrados no Sistema, desde 2004. Ficará mais fácil fazer busca por docente, câmpus ou integrantes dos projetos", conta. Segundo ele, a emissão de documentos - como declarações, será agilizada, assim como outros serviços inerentes ao processo de cadastramento e gerenciamento dos projetos. Segundo Castro, “a única etapa que não muda com a implantação do sistema é a ciência que o colegiado de cada curso deve ter do projeto”. (veja quadro).

COMO ERA COMO FICARÁ
  • Após elaboração do projeto, o professor deveria apresentá-lo ao colegiado do seu curso;
    Propesq disponibilizava formulário a ser preenchido para cadastro do projeto;
  • Professor deveria obter as assinaturas do coordenador do curso e do diretor do câmpus no formulário;
  • Junto ao formulário deveria ser anexada uma cópia de ata ou declaração de aprovação do colegiado;
  • Entrega de formulário do projeto a ser cadastrado pela Propesq.
  • Declarações deveriam ser solicitadas por e-mail e após verificação da situação do projeto, seria liberada ou não;

(Professores de outros câmpus deveriam enviar toda a documentação via malote).

• Após elaboração do projeto, o professor deverá apresentá-lo ao colegiado do seu curso;
  • Professor entrará no sistema e cadastrará seu projeto;
  • Coordenador do curso e Diretor do câmpus darão ciência do projeto no sistema;
  • Propesq irá homologar projeto.
  • Declarações serão emitidas diretamente pelo usuário via GPU.

Outras informações sobre a nova plataforma podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou pelo telefone (63) 3232-8122.

Assista ao vivo:

marcador(es): Propesq,Geral,Home