Página inicial > Últimas Notícias > Proex abre inscrições para novos representantes do Grupo de Trabalho Indígena
GTI

Proex abre inscrições para novos representantes do Grupo de Trabalho Indígena

Publicado: Quarta, 15 de Março de 2017, 10h36 | Última atualização em Quinta, 16 de Março de 2017, 10h56

Estão abertas até o dia 22 de março as inscrições para a eleição dos novos representantes do Grupo de Trabalho Indígena (GTI) da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Em reunião realizada semana passada na Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), ficou definido que as chapas apresentadas devem ser compostas por sete membros: presidente, vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário, além de três conselheiros fiscais. É necessário que pelo menos um dos conselheiros seja natural do Tocantins e que as chapas sejam formadas por universitários indígenas de diferentes etnias. A lista de chapas concorrentes será divulgada dia 23 de março e as eleições ocorrerão no dia 31 deste mês, das 8h às 20h, na Sala 30 do Bloco II.

ReuniaoGTI_09mar17Encontro que definiu o formato da eleição para o Grupo de Trabalho Indígena (GTI) (Foto: Gabriela Letrari/Proex)

A Comissão Eleitoral, formada durante o encontro, será responsável pelo regimento e convocação das inscrições. A intenção é que cada câmpus tenha seus representantes para melhorar a comunicação entre estudantes indígenas, GTI e a gestão da Universidade. "O GTI é o local onde os alunos indígenas podem expressar seus anseios, suas dificuldades, bem como dialogar sobre suas demandas de ingresso e permanência na universidade", ressalta a pró-reitora Maria Santana Milhomem.

Semana Acadêmica e Sala de Estudos

Outro tema discutido na reunião foi a realização da Semana Acadêmica Indígena. Segundo a pró-reitora, a Proex se reunirá com os discentes indígenas e docentes que trabalham com a temática para organizar o evento, o qual está previsto para o segundo semestre de 2017. “Essa Semana Acadêmica será o momento para o diálogo de saberes. Queremos suscitar nesse diálogo a troca de conhecimentos dos anciãos e caciques com o saber científico”, disse ela.

Outra novidade anunciada para os alunos indígenas da UFT é que eles agora têm disponível um novo espaço para estudos, elaboração de projetos e pesquisas no Câmpus de Palmas. A sala (n° 5) está localizada no bloco G e já está pintada, com mobília, computadores e condicionadores de ar.  (Com informações Gabriela Letrari / Proex)

marcador(es): Palmas,Proex,Home