Página inicial > Últimas Notícias > Atléticas garantem interação entre alunos, eventos esportivos e muitas vantagens
Fora da sala de aula

Publicado: Sexta, 24 de Fevereiro de 2017, 13h33 | Última atualização em Sexta, 24 de Fevereiro de 2017, 13h36

Além dos Centros Acadêmicos, Diretórios Acadêmicos e Diretório Central dos Estudantes (DCE), os alunos da Universidade Federal do Tocantins (UFT), também podem contar com mais uma entidade de representação estudantil: as Atléticas de seus cursos.

A Atlética é uma associação acadêmica responsável pela promoção de eventos de interação entre os estudantes, além de estar diretamente ligada às questões esportivas no âmbito da universidade. Cada curso tem sua própria atlética, com características e funcionamento bem específicos. O presidente da Atlética Insana, do curso de Engenharia de Alimentos, Rodolfo Mesquita, explica algumas das atividades desenvolvidas. “Dentro da universidade, a atlética tem o papel de instigar os acadêmicos a escolherem esportes nos quais se encaixem. Aqui na UFT temos algumas competições esportivas, como por exemplo, os Jogos Integrados de Engenharia (InterEng), e é função da atlética inscrever seu curso e organizar os times para participar desse tipo de evento”, declara.

Atlética Insana na primeira semana de aula em confraternização do trote aos calouros de Engenharia de Alimentos. (Foto: Divulgação).Atlética Insana na primeira semana de aula em confraternização do trote aos calouros de Engenharia de Alimentos. (Foto: Divulgação).

Na diretoria das atléticas, os membros são divididos nas seguintes funções: presidente, vice-presidente, tesoureiros, secretários, diretores de esporte masculino e feminino, diretores de marketing, de comunicação, de patrimônio e de eventos. A quantidade de membros pode variar. A Atlética Insana possui 13 pessoas na diretoria, enquanto a Marrenta, do curso de Engenharia Civil, possui 25 membros.

Mesquita explica parte das suas responsabilidades enquanto presidente da Insana. “O meu papel como presidente é cuidar dessa brilhante associação, tomar decisões quanto a eventos, marcar datas para as atividades, manter a ordem entre a diretoria, procurar fechar parcerias com empresas, representar essa entidade dentro e fora do âmbito acadêmico, além de fazer com que ela tenha renome e seja reconhecida perante outras universidades”, disse.

O presidente ainda ressalta que ter uma função em uma entidade estudantil desse porte ajuda em muitos aspectos no desempenho social e profissional dentro e fora da universidade. “Cada membro da diretoria tem uma personalidade diferente, e com isso, aprendi a lidar com as pessoas de diversas maneiras, além de trabalhar sob pressão. Aumentei minha capacidade de compreensão e senso crítico que é essencial. Acredito que ter papel ativo nesta associação faz uma grande diferença, tanto na parte pessoal, como na profissional de qualquer estudante”, conclui.

Diretoria da Atlética Insana em momento de recepção dos calouros 2016. (Foto: Divulgação).Diretoria da Atlética Insana em momento de recepção dos calouros 2016. (Foto: Divulgação).

O aluno do curso de Engenharia Civil, Igor Mendanha, conta um pouco da sua visão sobre a importância dessa entidade e sua experiência como presidente da atlética de seu curso, a Marrenta. “Os estudantes precisam enxergar que a universidade não é só sala de aula, as relações também fazem parte da caminhada acadêmica. Nosso objetivo é promover o interesse social e esportivo entre os alunos, além de propor relações entre estudantes de outros cursos e outras faculdades”, disse.

Mendanha ainda explica as vantagens de se tornar um associado. “As atléticas buscam atrair cada vez mais associados, e para isso procura obter convênios com empresas de diversos segmentos, como lojas, restaurantes, bares, salões de beleza, entre outros. Se um aluno se torna associado da Marrenta, por exemplo, ele vai ganhar descontos nas empresas conveniadas a nossa associação, além de receber da diretoria a carteirinha que dá direito à meia entrada”, conclui.

Diretoria da Atlética Marrenta e alguns de seus associados em momento de interação. (Foto: Divulgação).Diretoria da Atlética Marrenta e alguns de seus associados em momento de interação. (Foto: Divulgação).

As atléticas possuem um período regular para realizar associações, e isso geralmente ocorre no início de cada semestre. Algumas pessoas da diretoria estão passando com a camiseta de sua atlética, no bloco do curso em questão, em busca de alunos que queiram se associar. Fora desse período, algumas atléticas associam alunos por e-mail, basta entrar em contato diretamente com um dos diretores. A Insana possui em torno de 120 associados, a Marrenta em torno de 190. E se você deseja fazer parte da diretoria, é só aguardar o período de eleição que acontece todo ano, e poderá se candidatar a uma vaga ou inscrever chapa.

marcador(es): Home