Página inicial > Últimas Notícias > Curso deve formar gestores e conselheiros culturais em 27 municípios do Tocantins
Cultura

Publicado: Terça, 14 de Fevereiro de 2017, 12h56 | Última atualização em Terça, 14 de Fevereiro de 2017, 17h42

O resultado da seleção para a primeira turma do Curso de Formação de Gestores e Conselheiros Culturais encontra-se disponível no site oficial da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A formação é uma parceria entre a UFT e o Ministério da Cultura (MinC), com o apoio  da  Secretaria  de  Desenvolvimento  Econômico,  Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden).

Catedral Porto Nacional (Foto: Samuel Lima/Arquivo Pessoal em 22out2011))
De acordo com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, os selecionados são oriundos de 27 municípios do Tocantins. A vice-coordenadora da Formação de Gestores e Conselheiros Culturais , Rayssa Carneiro Santos, conta que o curso visa atender uma demanda urgente da região, que é a formação e a criação de políticas públicas voltadas para a cultura tocantinense. "O objetivo é capacitar os participantes visando a realização de ações de promoção e difusão de cultura e cidadania integradas ao Sistema Nacional de Cultura (SNC)", ressalta.

Rayssa diz que a formação é necessária (Foto: Elini Oliveira)Rayssa diz que a formação é necessária (Foto: Elini Oliveira)

A preparação de gestores será de 180 horas, na modalidade semipresencial, com dois encontros presenciais, voltada para conselheiros municipais de cultura, agentes culturais, servidores municipais e servidores ou funcionários, gestores públicos, além de fundações e universidades públicas que atuem em setores relacionados à cultura. "O gestor e o conselheiro cultural precisam de um diferencial, necessitam compreender  e ter visão ampla para entender a complexidade cultural. A formação se faz necessária justamente porque essas qualificações não são inatas, e sim adquiridas e aprimoradas", explica Rayssa.

Com duração de seis meses, o curso será dividido em módulos e em duas turmas. A primeira turma terá início com um encontro presencial que tem data marcada para o dia 21 de fevereiro, no Cuica, em Palmas. Os selecionados que não residem em  Palmas receberão uma  ajuda  de  custo  no  valor  de  150 reais para a participação na aula inaugural. O resultado para a segunda turma ainda não foi divulgado.

Representatividade

A primeira turma do curso de Gestão conta com representantes dos seguintes municípios:

• Aliança do Tocantins
  • Araguaçu