Página inicial > Últimas Notícias > Reitora Isabel Auler segue com melhora progressiva, afirma médico
Hospitalizada na Argentina

Reitora Isabel Auler segue com melhora progressiva, afirma médico

Por Bianca Zanella | Publicado: Quarta, 01 de Fevereiro de 2017, 15h44 | Última atualização em Quarta, 01 de Fevereiro de 2017, 15h56

A reitora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Isabel Auler, segue com melhora progressiva, informou nesta quarta-feira (1°) Neilton Araújo de Oliveira, médico e professor da UFT que acompanha o caso diretamente com a família e a equipe que atende Isabel em Buenos Aires, Argentina. "Ela ainda está sonolenta mas já responde a alguns comandos e apresenta movimentos bilaterais, o que é muito bom", disse o interlocutor, acrescentando que as funções vitais continuam estabilizadas.

Os sinais mais recentes, segundo ele, indicam que o processo de recuperação pode vir a se acelerar nos próximos dias. "Com maior nível de consciência será possível avaliar com mais segurança a possibilidade, inclusive, de transferência para o Brasil", comentou.

O vice-reitor, Luís Eduardo Bovolato, no exercício da reitoria por tempo indeterminado, emitiu hoje uma mensagem dirigida a alunos, professores e técnicos-administrativos da UFT. Na nota, enviada por e-mail e publicada nas mídias sociais, Bovolato reafirmou o compromisso institucional de manter a UFT em pleno funcionamento e de dar continuidade às ações planejadas pela atual gestão.

Mobilização

A comunidade universitária, assim como amigos e familiares de Isabel permanecem em vigília. Nesta quarta-feira (1°), às 18h, será realizado um cenáculo em intenção à professora no hall da Biblioteca do Câmpus de Palmas. O ato é promovido pelo Grupo de Oração Universitário Sintonia. Outros atos religiosos têm sido realizados ao longo desta semana nos demais câmpus da UFT.

Entenda o caso

A reitora está internada na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Fundación para la Lucha contra las Enfermedades Neurológicas de la Infancia (Fleni), em Buenos Aires, Argentina, desde a última quinta-feira (26). Ela viajava em férias com o filho, Renato Auler, quando sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

A filha dela, Claudia Auler, que é professora e coordenadora do Curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UFT no Câmpus de Gurupi, está em Buenos Aires desde sábado (28) para acompanhar o tratamento da mãe.