Página inicial > Últimas Notícias > Boas iniciativas promovem qualidade de vida da pessoa idosa

Boas iniciativas promovem qualidade de vida da pessoa idosa

Publicado: Sexta, 30 de Setembro de 2016, 17h20 | Última atualização em Terça, 04 de Outubro de 2016, 09h04

O acúmulo de anos para o ser humano pode representar sabedoria, experiência e tempo livre. Contudo, o envelhecimento do corpo muitas vezes é acompanhado de limitações físicas e de doenças. É um privilégio chegar à maturidade usufruindo uma relativa saúde. Além disso, muitos idosos lidam com sentimentos de abandono, de solidão. Alguns enfrentam situações de desrespeito e de maus-tratos. Vencer todas essas barreiras não é uma tarefa simples. Mas, é possível viver bem na maturidade, se houver boas iniciativas.

No dia 1º de outubro, comemora-se o Dia Internacional do Idoso. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas e instituída no Brasil, por meio da Lei 11.433/2006. O parágrafo único da Lei, cita que é de responsabilidade dos órgãos públicos o desenvolvimento de ações para a valorização da pessoa idosa na sociedade.

Embora as instituições tenham a necessidade de se comprometer com essa causa, a data é uma oportunidade para que cada indivíduo reflita no modo como trata os idosos, não apenas os de sua família, mas os que encontram no dia a dia.

Iniciativa do Câmpus de Miracema

O Câmpus de Miracema desenvolve um projeto intitulado Grupo de Conversas. A iniciativa é do curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins. De acordo com o professor e coordenador da ação, Carlos Rosa, a proposta é promover um espaço de convivência e trocas de experiências. “O projeto foi pensado para atender a uma demanda crescente de serviços e espaços de acolhimento do idoso”, pontua.

Os encontros são oportunidades para se falar sobre a família, saúde, qualidade de vida, entre outros assuntos. O coordenador informa que os idosos participam de dinâmicas, danças, ouvem músicas e assistem a filmes. “O intuito é integrar os idosos entre si e com a comunidade acadêmica, e também possibilitar o resgate da memória individual e coletiva deles”, complementa.

Reunião do Grupo de Conversas em Miracema.(Foto: Arquivo pessoal)

A estudante de psicologia, Mirian Carvalho Lopes, relata que o projeto contribui tanto para sua vida pessoal como profissional. A universitária tem pais idosos. Ela explica que não conseguia visualizar como seria seu relacionamento com eles nesta fase. “Hoje eu conto sobre minha experiência e percebo como eles se sentem gratos com minha preocupação”, diz.

Como psicóloga em formação, Mirian diz que essa experiência é de ajuda no que diz respeito a assumir responsabilidades e a dirigir atividades. “Estou aprendendo a importância do exercício da fala e escuta e a usar esse instrumento adequadamente”, pontua.

As reuniões com o grupo ocorrem às segundas. O projeto está em funcionamento há aproximadamente um ano. Segundo Carlos Rosa, mais de 20 idosos participam dos encontros. A ação ainda tem a participação de sete acadêmicos da UFT dos cursos de Psicologia e de Serviço Social.

Universidade da Maturidade

Em comemoração ao dia Internacional do Idoso, a universidade da Maturidade (UMA) – Programa de Extensão da UFT – irá realizar na segunda-feira (03), às 14 h, uma mesa- redonda com o tema “Velhos órfãos de filhos vivos: abandono, depressão e suicídio na velhice”.

O objetivo do evento é chamar a atenção da sociedade, em especial à dos familiares dos acadêmicos da UMA, para as questões do abandono, depressão e suicídio. A coordenadora nacional da UMA da UFT, Neila Osorio, vai abordar a parte emocional dos idosos. Já o coordenador nacional da UMA da UFT, Luiz Sinésio Neto, considerará como a fisiologia da pessoa idosa contribui para a depressão e, consequentemente, o suicídio. Também estará presente a jornalista Elizabeth Costa. Ela falará como a mídia trata o assunto.

Ação em Tocantinópolis

O Grupo de Estudos sobre Envelhecimento, os cursos de Educação Física e de Pedagogia do Câmpus de Tocantinópolis da UFT promovem uma série de atividades em comemoração ao Dia do Idoso. A ação é desenvolvida em parceria com profissionais da cidade na área de educação física, pedagogia, fisioterapia, enfermagem, assistente social, farmacêutico, nutricionista e psicólogo. As atividades ocorrem na quinta (6), a partir das 8h, nos Pioneiros Mirins.

Os participantes poderão verificar a pressão arterial, a frequência cardíaca, a frequência respiratória, glicemia em jejum, Índice de Massa Corporal (IMC), aplicação de testes físicos e cognitivos, acompanhamento farmacoterapêutico. A ocasião também terá momentos para atividades físicas e oficina de memória.
Na oportunidade, será divulgado o projeto de extensão da UFT – Atividade Física e Cognição: Promoção da Saúde do Idoso em Tocantinópolis, coordenado pelos professores Adriano Filipe Barreto Grangeiro e Fabíola Andrade Pereira. Para Grangeiro, a proposta do projeto é melhorar autonomia, independência e qualidade de vida dos participantes.