Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições abertas para doutorados em Desenvolvimento Regional e Ciências do Ambiente
Oportunidade

Por Vanessa Mesquita e Daniel dos Santos; Elâine Jardim e Caroline Falcão | Publicado: Segunda, 05 de Setembro de 2016, 13h18 | Última atualização em Quarta, 14 de Setembro de 2016, 16h59

A Universidade Federal do Tocantins é destaque como uma das instituições com maior produção de pesquisa na Região Norte do país. Isso é resultado da produção científica acumulada nos cursos de pós-graduação ofertados pela instituição através das inúmeras especializações, 29 mestrados e seis doutorados. Atualmente estão abertas as inscrições para dois dos doutorados: Desenvolvimento Regional e Ciências do Ambiente, ambos no Câmpus de Palmas e conceituados com nota 4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Desenvolvimento Regional
O mestrado e o doutorado em Desenvolvimento Regional oferecem 15 vagas para cada um dos cursos e os interessados podem se inscrever até o dia 12 de setembro, após a prorrogação do prazo inicial.

Tanto o doutorado quanto o mestrado abordam as seguintes linhas de pesquisa: Economia, Planejamento e Desenvolvimento Regional; e Sociedade, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. A ideia dos cursos é capacitar e preparar professores, pesquisadores e profissionais para atuação nos setores com atividades relativas ao Desenvolvimento Regional.

A homologação das inscrições será divulgada no dia 23 de setembro, as provas a partir do dia 03 de outubro. O resultado final será publicado no dia 31 de outubro, enquanto a data para a matrícula ainda será divulgada. Os interessados podem encontrar mais informações sobre documentos, entre outras coisas, nos editais de abertura do mestrado e doutorado.

EDITAL Nº 14/2016-PPGDRPROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNO REGULAR - MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL
EDITAL Nº 13/2016-PPGDR PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ALUNO REGULAR DE DOUTORADO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Ciências do Ambiente
O mestrado e o doutorado em Ciências do Ambiente está com inscrições abertas até 30 de setembro para ingresso no primeiro semestre de 2017. Ao todo são dez vagas para doutorado e 15 para mestrado. A taxa de inscrição é de R$ 85 reais.

O processo de seleção consistirá em duas etapas: avaliação escrita e avaliação do Currículo Lattes e Pré-Projeto de Pesquisa com Arguição. O resultado final está previsto para o dia 25 de novembro de 2016.

Para a professora Liliana Pena Naval, vice coordenadora do programa, o objetivo geral do PPGCiamb é formar recursos humanos, gerar e difundir conhecimentos voltados à temática ambiental e  interfaces, numa perspectiva socioambiental, incentivando o diálogo entre diversos campos do saber. "Criar, desenvolver, fortalecer e difundir as atividades de pesquisa, de extensão e de ensino, por meio de uma abordagem integrada e multidisciplinar na área das Ciências do Ambiente", finalizou.

Mais  informações pelo site www.uft.edu.br/ciamb, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone: (63) 3232-8177.

Edital nº 16-2016-PGCIAMB - Seleção para aluno regular - Mestrado em Ciência do Ambiente
Edital nº 17-2016-PGCIAMB - Seleção para aluno regular - Doutorado em Ciência do Ambiente
Edital nº 18-2016-PGCIAMB - Ações afirmativas de seleção para aluno regular - Mestrado e Doutorado em Ciência do Ambiente

marcador(es): PPGCiamb