Página inicial > Últimas Notícias > Mestrado em Comunicação e Sociedade é aprovado pela Capes

Mestrado em Comunicação e Sociedade é aprovado pela Capes

Por Zeus Bandeira e Maria Tereza Lemes | Publicado: Quinta, 17 de Dezembro de 2015, 17h06 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

O mestrado acadêmico em Comunicação e Sociedade, vinculado ao curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), foi aprovado na última terça-feira (16) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A área de concentração do Programa é em Comunicação, Mídias e Sociedade, atendendo a princípios norteadores da instituição, prevendo a relação com as demandas da região. Ele abrangerá a centralidade da comunicação nas relações sociais, nas dinâmicas culturais e locais e ainda, as mudanças tecnológicas nos processos de produção de informação e da subjetividade. Além disso, o curso seguirá duas linhas de pesquisa propostas, sendo elas: "Jornalismo, mídias e cultura" e "Comunicação, poder e identidades". No total, o curso prevê 16 disciplinas que são compatíveis com as linhas de pesquisa.

Segundo a Profa. Verônica Dantas, da comissão de elaboração da proposta do mestrado, a aprovação é uma vitória para a Universidade que não contará apenas com mais um mestrado, como também contribuirá para a formação continuada dos alunos. "Este será o terceiro mestrado na área na Região Norte, o que é bom porque amplia a oferta na área de Ciências sociais e humanas, especialmente na comunicação, o que se configura um novo espaço de debates e produção acadêmica sobre a nossa sociedade." comenta Verônica.

Para o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Waldecy Rodrigues, a aprovação do mestrado possibilita a ampliação das áreas de pesquisa da UFT. "O fato do curso ser voltado para a área de comunicação é de grande importância para muitos profissionais da região, pois é uma oportunidade de aperfeiçoamento nas carreiras de vários pesquisadores e profissionais da área da comunicação do estado do Tocantins." comenta Waldecy.

marcador(es): PPGCom