Página inicial > Últimas Notícias > Arraias: UFT leva sessão de cinema à comunidade quilombola

Arraias: UFT leva sessão de cinema à comunidade quilombola

Por Jhone Abreu | Publicado: Sexta, 22 de Fevereiro de 2013, 08h46 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 11h49
A Universidade Federal do Tocantins, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), promove neste sábado (23) na comunidade quilombola Lagoa da Pedra, em Arraias, a exibição dos curtas “A Sanfona e a Flor” – ficção - e “A Promessa” – documentário. Também no mesmo dia, serão ministradas as oficinas: “Folkcomunicação e o Audiovisual” com o professor do curso de comunicação social da UFT Wolfgang Teske; e “Um olhar sobre os meios de registros audiovisual” com o diretor cinematográfico João Luiz Neiva.

As produções estrearam em Palmas (Cine Sesc) na última segunda-feira (18), com direito a sessão extra para atender ao público que lotou o espaço. O documentário “A Promessa” tem como proponente a professora do curso de pedagogia – câmpus da UFT em Palmas – Solange Aparecida do Nascimento, e direção de produção do professor Wolfgang Teske.

“A Promessa” faz parte do projeto de extensão Curta na UFT e foi produzido na Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra (a primeira reconhecida no Tocantins, 2004) em Arraias. O filme traz a representação da roda de São Gonçalo – dança que surgiu em Portugal no século XIII – e é uma expressão da cultura local.

O professor Teske destaca a necessidade da própria comunidade reconhecer a importância de sua cultura e repassar a seus filhos para que seja preservada. “É preciso valorizar o patrimônio imaterial que a comunidade detem. Esta é a única região onde ocorre a dança”, enfatiza Teske. Ele também reforça o papel de protagonista da UFT neste processo. “A Universidade leva pela primeira vez uma sessão de cinema à comunidade”.

Público durante estreia dos documentários no último dia 18, no SESC em Palmas

Ainda de acordo com ele, outro ponto a se destacar é que o documentário surgiu de pesquisas de trabalho de conclusão de curso, na área de comunicação, virou livro, chegou ao mestrado e depois surgiu uma exposição fotográfica. Após a sessão será distribuída uma cópia do filme à comunidade e outras 568 serão distribuídas nas escolas públicas do estado.

A ficção “A Sanfona e a Flor” tem produção de João Luiz Neiva e do estudante de comunicação social da UFT, Ênio Sales de Oliveira. A Obra foi produzida em Taquaruçu, com elenco tocantinense. A produção aborda a temática dos conflitos agrários e situações cotidianas do homem do campo, seus valores e sua maneira de lidar com a realidade. Segundo Sales, o filme faz uma crítica poética das disparidades socioeconômicas no estado.

Exibição - A próxima exibição dos curtas será no auditório da UFT (centro) em Porto Nacional, nesta segunda-feira (25), às 20h. Mais cedo, das 15h às 17h também ocorrerá as oficinas - “Folkcomunicação e o Audiovisual” e “Um olhar sobre os meios de registros audiovisual”.

As demais exibições e oficinas serão: auditório da UFT em Miracema, dia 27, das 15h às 17h, oficinas, às 20 exibição dos filmes; Taquaruçu (Palmas) dia 28, das 15h às 17h, oficinas, e às 20h exibição dos filmes, praça Joaquim Maracaipe. Todas as sessões e oficinas são gratuitas e abertas a todos os públicos. Ambos foram contemplados pelo edital do Prêmio Cacá Diegues 2011, de Apoio à Produção Audiovisual da Secretaria de Cultura do Tocantins (Secult) e Fundação Cultural do Estado do Tocantins (Funcult).

marcador(es): Reitoria