Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Apresentação

A Pedagogia é um campo de conhecimento que investiga a natureza e as finalidades da educação numa determinada sociedade. O pedagogo é um profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, lida com fatos, estruturas, processos, contextos e problemas referentes à educação formal (escolarizada) e a educação não escolar.

Os pedagogos formados pela UFT/Palmas tornam-se profissionais com conhecimento profundo da dinâmica da educação, dos sistemas de ensino, da escola e da realidade concreta de seu contexto histórico-social e educacional, pois o currículo tem esta orientação e conta com 74% do corpo docente de doutores que pesquisam e atuam articuladamente na graduação e pós-graduação.

O curso destina-se a formar professores para exercer funções docentes na Educação Infantil e nos Anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de formação de professores em nível médio, atuação na área de serviços e apoio escolar da educação profissional e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos.

As atividades docentes compreendem o magistério e a participação na organização e gestão de sistemas e instituições de ensino, englobando:

I - planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da educação e de projetos e experiências educativas escolares e não-escolares;

II - produção e difusão do conhecimento científico e tecnológico do campo educacional em contextos escolares e não-escolares.

Fim do conteúdo da página