Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Marcadores > RetomadaEnsinoPresencial
Início do conteúdo da página

RetomadaEnsinoPresencial

Apresentação

Orientações para a
Retomada do Ensino Presencial

 

Aqui você encontra todas as informações referentes ao retorno gradual e seguro das aulas presenciais na UFT.

As orientações estão dispostas nos menus laterais e concentradas abaixo para facilitar a navegação:



 Calendário Acadêmico 2022/1

Calendário Acadêmico 2022/1

Confira todos os calendários,aqui.

Calendário Acadêmico 2022/1

 Calendário Acadêmico 2022/1

Calendário Acadêmico 2022/1

Confira todos os calendários,aqui.

Orientações sobre o Passaporte Vacinal

Orientações para estudantes

Orientações sobre o Passaporte Vacinal

Informações para estudantes

1. A partir de que dia as aulas serão retomadas presencialmente?

As aulas serão retomadas na modalidade presencial no dia 07 de março de 2022, para calouros e veteranos.

2. Todas as disciplinas serão retomadas presencialmente, ou algumas disciplinas serão ministradas via remoto?

Algumas disciplinas serão ministradas presencialmente e outras via remoto. Para saber quais serão ministradas em cada modalidade é imprescindível se informar com a coordenação de cada curso. É fundamental também entrar no portal do aluno: sistemas.uft.edu.br/aluno

3. Para o retorno às aulas presenciais será exigido passaporte vacinal?

Sim. A vacina é obrigatória para todos.

4. Se o plano de ensino prevê atividades presenciais os (as) alunos (as) estão obrigados(as) a frequentá-las?

Sim. A divulgação das turmas com previsão de atividades presenciais, antes do processo de matrícula, visou justamente permitir o planejamento prévio para o comparecimento aos respectivos locais.

5. Como funciona o cômputo de frequência para as disciplinas ofertadas em formato híbrido (tanto na modalidade presencial quanto na modalidade remota)?

A frequência será computada nas atividades desenvolvidas presencialmente e nas atividades não presenciais, de acordo com o plano de ensino definido e divulgado pelo(a) professor(a) responsável pela disciplina.

6. Como agir no caso de algum membro da comunidade acadêmica desrespeitar as orientações de biossegurança?

Primeiramente, seja cortês e tente persuadí-lo(la) a seguir as normas de biossegurança. Persistindo a situação, comunique ao responsável mais acessível – professor(a) da disciplina, coordenador(a) do curso, servidor(a) técnico-administrativo(a) ou à direção da unidade – para que as providências sejam tomadas. A Ouvidoria da UFT também está à disposição para acolher sugestões, elogios e reclamações.

7. É obrigatório o uso de máscaras na universidade?

Sim. A UFT, segue as diretrizes do comitê de Biossegurança e as diretrizes do governo do estado do Tocantins. A UFT produziu o Manual de Biossegurança da UFT com os protocolos a serem adotados para o retorno gradual;

Orientações para professores

Orientações sobre o Passaporte Vacinal

Informações para professores

1. O que devo fazer com a minha turma se eu estiver com suspeita de Covid-19?

Os encontros presenciais devem ser suspensos até que a suspeita seja descartada ou, se confirmada, pelo período mínimo de duas semanas, podendo ser ampliado conforme avaliação médica. Dirija-se à unidade de saúde mais próxima, notifique à UFT, e informe aos(às) estudantes matriculados(as) as providências em relação às atividades acadêmicas.

2. O que fazer se o(a) estudante não puder mais frequentar as atividades presenciais (incluindo avaliações)?

Se o(a) estudante que iniciar o semestre em atividades presenciais tiver impedimento de continuar nessa modalidade, a orientação é de que o(a) professor(a) avalie, dependendo da justificativa apresentada e da natureza da disciplina, adaptação para atividade remota ou outra aplicável.

3. É possível alterar os horários de início e término das aulas?

Sim. O(a) professor(a) pode combinar horários alternativos de início e fim das atividades para evitar coincidência com turmas em espaços próximos, reduzindo a chance de aglomeração nos corredores. O rodízio de grupos em uma mesma turma para ocupação de laboratórios e outros espaços específicos também é recomendável para aumentar a distância entre os(as) usuários(as).

4. Quais são as ferramentas com a funcionalidade de gravação que podemos utilizar?

Tendo em vista a perda de funcionalidade de gravação da ferramenta Google Meet, que a UFT tem no pacote GSuite, da Google, a Superintendência de Tecnologia da Informação da UFT (STI/UFT) comunica que foram estabelecidos protocolos para uso de novas plataformas que poderão ser utilizadas para gravação de videoconferências.

São elas, o componente BigBlueButton, presente no AVA Moodle UFT; e a ferramenta ConferênciaWeb, disponibilizada pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP).

Os dois protocolos estão disponíveis de forma on-line e devem ser acessados para pleno conhecimento de seu uso pelos docentes e técnicos administrativos.

Links:
Protocolo para uso de videoconferência pelo Moodle (BigBlueButton) - https://docs.uft.edu.br/s/43eItCK1RKOWgIrIxUSTTg
Protocolo para uso de videoconferência pelo Mconf-RNP - https://docs.uft.edu.br/s/TZ9Uvc7kThqAPiqXYCZFbQ

Dúvidas acerca das plataformas podem ser direcionadas para os NTIs dos Câmpus ou para a STI, a depender da abrangência da competência.

Orientações para técnicos administrativos

Orientações sobre o Passaporte Vacinal

Orientações para técnicos administrativos

1. As atividades administrativas já retornaram de forma presencial ? Como está sendo esse retorno?

Sim. As atividades administrativas já retornaram desde o dia 14 de fevereiro.

Cabe às chefias imediatas de cada unidade, observando-se suas especificidades, em conjunto com as suas equipes, analisar o dimensionamento da força de trabalho e proporcionar a retomada segura e gradual dos servidores técnicos administrativos e docentes que atuam em cargos administrativos, em conformidade às orientações da Instrução Normativa (IN) n° 90 da SGP/SEDGG/ME, do Ministério as Saúde; aos espaços físicos e de infraestrutura de cada unidade da UFT e situação sanitária local.

O comitê de Biossegurança: produziu o Manual de Biossegurança da UFT com os protocolos a serem adotados para o retorno gradual;

Fim do conteúdo da página