Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Enade

enade.png

Atenção

Estudantes convocados que deixaram de realizar o Enade 2016 têm até o dia 31 de janeiro de 2017 para justificar a ausência. Consulte o procedimento aqui.

Sobre o Enade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é um instrumento de avaliação integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei n° 10.861/2004, juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação.

O objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

O exame é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e composto de quatro etapas: prova, questionário de impressões dos estudantes sobre a prova; questionário do estudante; e questionário do(a) coordenador(a) do curso.

Os cursos avaliados a cada ano são definidos pelo Ministério da Educação (MEC) a partir das áreas propostas pela Comissão de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes.

Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade constitui-se componente curricular obrigatório. Por isso, o estudante selecionado que deixa de comparecer ao exame ou de preencher os questionários obrigatórios fica em situação irregular, e assim impedido de colar grau.

As Instituições de Ensino Superior (IES) são responsáveis por inscrever os estudantes habilitados ao Enade a cada ano - os ingressantes e concluintes (matriculados no primeiro e no último ano) dos cursos a serem avaliados. No entanto, os ingressantes são dispensados de realizar a prova, sendo a sua inscrição feita apenas para registro e cálculo de indicadores da educação superior.

Se você ingressou agora na graduação, e sobretudo se está concluindo o Ensino Superior, fique atento às áreas avaliadas definidas pelo MEC, ao cronograma, ao regulamento e às demais informações sobre o Enade.

Enade 2016

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) irá avaliar 18 cursos de graduação em 2016. A relação dos bacharelados e cursos superiores de tecnologia que serão avaliados foi divulgada pela Portaria Normativa nº 5, publicada pelo Ministério da Educação no dia 10/03/2016 (Portaria Normativa nº 5).

 

Na UFT, serão avaliados os sete cursos abaixo:

  • Araguaína: Medicina Veterinária e Zootecnia
  • Gurupi: Agronomia
  • Miracema: Serviço Social
  • Palmas: Enfermagem, Medicina e Nutrição

 

Estudantes a serem inscritos no Enade 2016:

I - estudantes ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2016, devidamente matriculados, e que tenham de zero a vinte e cinco por cento da carga horária mínima do currículo do curso cumprida até o dia 31 de agosto de 2016, término do período de inscrições;

II - estudantes concluintes dos Cursos de Bacharelado: aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até julho de 2017 ou que tenham cumprido oitenta por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o dia 31 de agosto de 2016, término do período de inscrições;

III - estudantes concluintes dos Cursos Superiores de Tecnologia: aqueles que tenham expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2016 ou que tenham cumprido setenta e cinco por cento ou mais da carga horária mínima do currículo do curso da IES até o dia 31 de agosto de 2016, término do período inscrições.

 

Estudantes dispensados de fazer a prova:

  • Alunos ingressantes nos cursos avaliados;
  • Estudantes que colarem grau até 31 de agosto de 2016;
  • Estudantes que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil.

 

 

Cronograma:

  • Prova: 20 de novembro, às 13h (Horário de Brasília)
  • Preenchimento do questionário do estudante: de 20 de outubro a 20 de novembro de 2016.

 

Documentos Relacionados:

Links:

 


 

Contato

Precisa de mais informações sobre o Enade?

Entre em contato com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFT):

Telefone: (63) 3232-8225

E-mail: enade@uft.edu.br

 

Acesse também o site do Enade no Portal do Inep.

Fim do conteúdo da página