TEATRO E PEDAGOGIA

Fórum de professores encerra a programação do IV Cartão Postal

Publicado: Quarta, 07 de Junho de 2017, 18h05 | Última atualização em Quinta, 08 de Junho de 2017, 16h57

Abrindo as atividades da noite do IV Cartão Postal: a cidade como estratégia de pesquisa, ocorre, nesta quarta-feira (07), às 19h, o espetáculo "Atrás da Porta", uma adaptação livre das obras de Plínio Marcos, Nelson rodrigues e Anton Tchekhov, com direção da professora Bárbara Tavares e atuação dos alunos da disciplina de Interpretação. O espetáculo acontece no Bloco D (Anfiteatro) do Câmpus da UFT em Palmas. A entrada é gratuita e o evento é aberto para toda comunidade.

Mais tarde, finalizando a programação do evento, ocorre às 20h, o Teatro, café e prosa: Fórum com professores, em que será discutido o ensino de Artes no estado do Tocantins e sua relação com a cidade. O Fórum será aberto com o espetáculo "O zoológico de vidro", de Tennessee Williams, com direção e adaptação de Fátima Salvador.

Rua e Fotografia

Na tarde desta quarta-feira (7), foi realizada a oficina "Rua e Fotografia - um olhar crítico sobre as tensões contraditórias que marcam o espaço urbano, a fim de materializar em fotografias visões reflexivas sobre a rua", ministrada pelo professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO), Rafael Oliveira. A oficina começou na UFT e terminou nas ruas de Palmas, onde os alunos fizeram registros fotográficos reflexivos sobre as ruas da cidade.

Participantes da Oficina Rua e Fotografia percorreram ruas da Capital no desenvolvimento da atividade (Foto: Divulgação)Participantes da Oficina Rua e Fotografia percorreram ruas da Capital no desenvolvimento da atividade (Foto: Divulgação)

Avaliação

O Cartão Postal é organizado pelos cursos de Teatro e de Pedagogia da UFT, em parceria com o Grupo Transver, e tem o intuito de compartilhar experiências e propostas educativas, relacionando cidade, docência, pesquisa, arte e cultura. De acordo com uma das organizadoras do Cartão Postal, professora Renata Ferreira, o evento já superou as expectativas e tem contado com uma grande participação dos professores e alunos de cursos de Pedagogia e de Teatro, inclusive de fora da UFT, além de docentes da rede de ensino municipal e estadual. "Os participantes já criaram uma relação afetiva com a proposta e o intercâmbio entre cursos e alunos egressos tem sido um ponto forte", destaca.

Ao longo do evento, ocorreram diversas oficinas, espetáculos e palestras. "As atividades foram um sucesso e elas surpreenderam pelos formatos inovadores, com saídas pela cidade e provocações inventivas e artísticas", ressalta Renata. A professora do curso de Teatro declara que o impacto que se espera do Cartão Postal é "uma maior valorização para as áreas de licenciatura e fortalecimento da relação teatro e pedagogia".

Confira abaixo a programação completa do IV Cartão Postal, que pode ser conferida também no site do evento

marcador(es): Palmas,Teatro,Pedagogia,Home