Aprovado pelo Consuni

Programa vai ampliar o acesso dos técnicos a cursos de mestrado e doutorado

Por Daniel dos Santos | Publicado: Quinta, 23 de Março de 2017, 20h24 | Última atualização em Sexta, 24 de Março de 2017, 10h40

Nesta quarta-feira (22), o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) aprovou a criação do Programa de Incentivo à Qualificação dos Servidores Técnicos-Administrativos, o Quali+ Técnicos. O objetivo é elevar os níveis de educação formal dos servidores técnico-administrativos. A nova resolução segue para sanção do vice-reitor no exercício da reitoria, Luís Eduardo Bovolato, e depois seguirá para publicação oficial.

Técnico-administrativos poderão concorrer a vagas exclusivas nos mestrados e doutorados da instituição (Foto: Daniel dos Santos)
Segundo a Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progedep), a UFT tem em seu quadro grande quantidade de técnicos qualificados com especialização. A principal demanda dos servidores é por qualificação em mestrado e doutorado.

A pró-reitora da Progedep, Erica Lissandra, explica como o programa funcionará após ser sancionado. “Com o Quali+ Técnicos, será lançado um edital para os programas de pós-graduação interessados em participar com a oferta de vagas para técnicos da instituição. Então, a quantidade de vagas disponíveis será adequada às demandas dos técnicos e aos recursos disponíveis”. Para ela, com o programa, os técnicos estarão mais satisfeitos e aptos a oferecer um trabalho de melhor qualidade.

Os recursos para que o programa ocorra já estão assegurados. Pois o projeto aprovado indica que o recurso previsto para capacitação, que são cursos de curta duração, seja direcionado para a qualificação através de mestrados e doutorados.

Técnicos valorizados
Técnico-administrativo no Câmpus de Gurupi, Adriano (à direita) diz que profissionais e instituição são beneficiados com qualificação (Foto: Acervo Pessoal)

O técnico-administrativo Adriano Fraga atua no Câmpus de Gurupi e é mestrando no Programa Pós-Graduação de Gestão em Políticas Públicas (Gespol). De acordo com as palavras dele, tanto o profissional quanto a instituição são beneficiados com a qualificação do servidor. “A vida ganha outra dimensão quando nos sentimos úteis e necessários, principalmente em nosso ambiente de trabalho. Acredito que quando o servidor é estimulado a se capacitar através de um mestrado, ele se sente valorizado dentro da instituição e quer dar o retorno que a instituição deu a ele”.

Fraga completa que para ele, o mestrado é uma realização tanto pessoal quanto profissional. “A administração pública precisa de profissionais capacitados e responsáveis para tomar decisões e soluções complexas. Isso não aparece do nada. Somente com aperfeiçoamento e capacitação. É isso que os servidores buscam”.

Outras resoluções

Ainda no Consuni, foram aprovadas as resoluções que tratam sobre a concessão de licença para tratar de interesses particulares, e a que versa sobre a remoção dos servidores técnico-administrativos. Será elaborado o projeto de um programa como o Quali+ Técnicos, só que voltados aos docentes.

marcador(es): Geral,Home