Curso de Jornalismo apresenta documentários sobre territórios impactados

Publicado: Segunda, 05 de Dezembro de 2016, 18h47 | Última atualização em Terça, 06 de Dezembro de 2016, 15h32

Os estudantes da disciplina de Projeto Experimental II, do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), promovem  nesta terça-feira (6), a partir das 8h, o II Seminário de Projeto Experimental em Comunidades. No Seminário, os alunos têm a oportunidade de apresentar os trabalhos desenvolvidos durante o semestre.

Para Alechandre Obeid, diretor do documentário “Cara do Matopiba”, a experiência de produzir o vídeo reportagem foi muito gratificante, porque tanto ele quanto seus colegas puderam conhecer a realidade das pessoas impactadas pelo projeto Matopipa. “Ver de perto a realidade dessas pessoas e ter a oportunidade de saber quem realmente são beneficiados com esse projeto, e conhecer a situação do povo que luta contra a demarcação da terra é um aprendizado importante”, disse.

A professora Maria de Fátima Albuquerque explicou que o evento tem o objetivo de mostrar a produção autoral dos alunos que estão prestes a ingressar no mercado de trabalho. “Com a nova grade, o projeto experimental é tão importante quanto o TCC, isso significa dizer que a produção jornalística, a grande reportagem, o documentário, a produção de impressos e projetos digitais passam a ser produtos realizados sob o olhar criativo e independente do aluno,” explica.

Maria de Fátima disse ainda que os trabalhos beneficiam a sociedade porque expõem a realidade social. “São muito importantes porque tratam do cotidiano, das dificuldades das pessoas comuns da cidade e do Estado. Nos dois documentários, "Caras do Matopiba e BRT: O ponto final às dificuldades das classes populares são colocadas à mostra de um lado a luta pela proteção do cerrado e do outro a luta pelo espaço urbano”, afirma.

marcador(es): Palmas,Jornalismo