Página inicial > Últimas Notícias > Processo tem oferta de vagas em quatro cursos tecnológicos e outras 42 opções de graduação
PSC 2017/1

Por Bianca Zanella | Publicado: Sexta, 24 de Fevereiro de 2017, 17h43 | Última atualização em Quinta, 02 de Março de 2017, 10h55

Estão abertas até o dia 5 de março as inscrições para a edição 2017/1 do Processo Seletivo Complementar da Universidade Federal do Tocantins (PSC/UFT). O edital inclui 771 vagas que não foram preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2017), em 46 cursos de graduação, nos sete câmpus da UFT (faça aqui a sua inscrição).

Do total de vagas, 215 são para graduações em Araguaína, e 61 destas nos três cursos tecnológicos do câmpus - Gestão de Cooperativas, Gestão de Turismo e Logística -, distribuídas entre ampla concorrência, indígenas, quilombolas e estudantes que cursaram o Ensino Médio em escolas públicas (conforme as cotas estipuladas na Lei n° 12.711/2012). No Câmpus de Arraias, 36 vagas são ofertadas no curso tecnológico em Turismo Patrimonial e Socioambiental.

Diferenciais dos cursos tecnológicos

As graduações tecnológicas são cursos superiores assim como as licenciaturas e os bacharelados, mas tem duração de seis semestres ao invés de oito como a maior parte dos demais cursos de graduação.

Além do tempo reduzido, esses cursos têm como diferencial o foco em áreas específicas de aplicação científica, privilegiando aplicações tecnológicas de um campo do conhecimento.

A vantagem principal é que as graduações tecnológicas formam profissionais em áreas em que não há outras formações de nível superior, o que garante boa competitividade dos egressos desses cursos no mercado de trabalho.

O professor Warton da Silva Souza, do curso Tecnólogo em Logística, destacou que há um grande campo a ser desenvolvido e os cursos tecnológicos ajudam a suprir a demanda. "Há a necessidade de profissionais capacitados para essa área que está em déficit. O curso tecnólogo visa essa qualificação em período mais curto em relação aos cursos de bacharelado e de licenciatura, com técnicas especializadas, voltadas para o exercício da profissão", diz.

Perguntas Frequentes

O diploma de curso superior de tecnologia é aceito em concursos públicos? Sim. Se o edital do concurso público colocar como requisito para a vaga o diploma em curso superior de graduação, o diploma será aceito. A única exceção será quando o edital explicitar a necessidade de diploma de graduação em bacharelado ou licenciatura.

Um curso tecnológico é uma graduação? Os cursos superiores de tecnologia ou graduações tecnológicas são cursos de graduação plena como quaisquer outros cursos de licenciatura ou bacharelado. Seus diplomas têm validade nacional.

Qual a diferença entre cursos técnicos e tecnológicos? O curso técnico é voltado para o aluno que vai cursar ou já cursou o ensino médio e quer aprender uma profissão. Hoje ele é amplamente oferecido integrado ao Ensino Médio. Ou seja, o aluno faz os dois ao mesmo tempo. Já o curso tecnológico é um curso superior, uma modalidade de graduação, assim como o bacharelado e a licenciatura.

Vagas ofertadas no PSC 2017/1 para cursos tecnológicos da UFT

• Gestão de Cooperativas (Câmpus de Araguaína) - 20 vagas
  • Gestão de Turismo (Câmpus de Araguaína) - 25 vagas
  • Logística (Câmpus de Araguaína) - 16 vagas
  • Turismo Patrimonial e Socioambiental (Câmpus de Arraias) - 36 vagas

Confira a lista completa de vagas e mais informações no edital.

Faça a sua inscrição no PSC

Para concorrer às vagas ofertadas no Processo Seletivo Complementar ao Sisu (PSC) 2017/1 os interessados devem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016 ou 2015. As inscrições são feitas exclusivamente online (aqui).

O resultado do processo seletivo deve ser divulgado no dia 7 de março e as matrículas dos selecionados na primeira chamada serão realizadas nos dias 9, 10 e 13.

Para os candidatos que não têm acesso à internet para realizar a inscrição, a UFT disponibiliza computadores nos seus sete câmpus, em dias úteis, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30, nos locais especificados abaixo.

• Câmpus de Araguaína: Labin
  • Câmpus de Arraias: Biblioteca da Unidade Buritizinho