Página inicial > Últimas Notícias > I Ciclo Cinematográfico Interdisciplinar inicia nesta quinta-feira
Miracema

I Ciclo Cinematográfico Interdisciplinar inicia nesta quinta-feira

Por Luana Nunes | Publicado: Quinta, 09 de Fevereiro de 2017, 15h39 | Última atualização em Quinta, 09 de Fevereiro de 2017, 15h50

Dentro de uma proposta de levar para o Câmpus de Miracema uma performance cultural articulando, ensino, pesquisa e extensão, tem início nesta quinta-feira (9), às 19h, no auditório da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o I Ciclo Cinematográfico Interdisciplinar. Com foco na temática étnico racial, aliado à busca por novas práticas pedagógicas, os professores Francisco Gonçalves, Rafael Leal e Layanna Lima do curso de pedagogia propõem aos alunos de suas disciplinas e à comunidade, a debaterem sobre o tema do filme, instigados pelas cenas e conceitos aprendidos na sala de aula.

De acordo com Leal, o projeto de extensão 'Jogando capoeira, quebrando preconceitos' deu início as atividades que visam dialogar e refletir sobre identidade negra e preconceito étnico-racial. O ciclo é um desdobramento disso, uma vez que os filmes escolhidos giram em torno desta temática. Como docentes do curso de pedagogia, outra preocupação é promover a prática de recursos lúdicos como forma de ensino. A proposta é que os alunos enxerguem o filme como peça pedagógica, finaliza Leal.

O filme escolhido para sessão de abertura do Ciclo é Quilombo, produção de 1986 do diretor Cacá Diegues. Ao todo serão 7 sessões, sempre no mesmo horário e local, distribuídas nos meses de fevereiro, março e abril. As exibições são abertas ao público, e em cada filme um grupo de alunos é responsável por encabeçar o debate após a exibição.

marcador(es): Miracema,Home