Página inicial > Últimas Notícias > Calouros devem procurar conhecer a Universidade para facilitar o processo de adaptação
Início das aulas

Publicado: Quinta, 19 de Janeiro de 2017, 13h01 | Última atualização em Segunda, 23 de Janeiro de 2017, 12h22

Começou mais um semestre letivo da Universidade Federal do Tocantins (UFT) na maioria dos câmpus. Em fevereiro todos os sete câmpus estarão em aula. Com isso surgem inúmeras dúvidas para os calouros, a maioria referente à estrutura e localização de setores e serviços dentro da instituição. É importante ressaltar aos mais jovens e inexperientes que a liberdade que vem com a vida universitária traz consigo a necessidade de iniciativa. Participar de atividades potencialmente úteis para seu desenvolvimento depende do interesse dos estudantes. Por isso, nesta etapa, aumenta a relevância de tomar a iniciativa para aprender e conhecer pessoas e lugares.

A dificuldade de se adequar ao padrão de uma universidade foi o maior obstáculo narrado pela estudante do segundo período de Jornalismo, Mariana Teodoro. Ela relata algumas dificuldades que teve de adaptação. "Entrei na universidade acostumada com o sistema do ensino médio. E a partir disso aprendi que a primeira coisa que temos que fazer ao ingressar no ambiente acadêmico é romper o cordão umbilical com o ensino médio", ressalta.

Mariana Teodoro, Foto arquivo pessoal Eduardo LagoFoto arquivo pessoal Eduardo Lago jpg (Foto: Eduardo Lago)

A pró-reitora  de Graduação (Prograd), Berenice Feitosa da Costa Aires, explica que o primeiro passo para os calouros conhecerem a universidade é por meio do site oficial da UFT. "Os estudantes devem estar cientes que o site é uma ferramenta importante para o controle da sua vida acadêmica. Temos uma grande quantidade de informações iniciais nele", disse.

Berenice ainda ressalta que o aluno deve procurar participar das iniciativas de apresentação que cada coordenação de curso faz aos calouros. "O estudante tem de saber o que a universidade oferece em termos pedagógicos, de lazer e culturais. E o coordenador é o ponto central de informações", esclarece.

Lugares importantes para conhecer na UFT

Secretaria Acadêmica: Este setor da universidade concentra a grande maioria dos processos burocráticos pelos quais os alunos passam ao longo da graduação. Dentre os serviços oferecidos na secretaria estão a realização da matrícula, solicitação de comprovante de matrícula, as orientações sobre como acessar o Portal do Aluno, informações sobre horário de aulas, aproveitamento de disciplinas, caso o estudante venha de outra instituição. Também será na secretaria acadêmica que ao final do curso, o aluno deverá solicitar o diploma de conclusão do curso. Nos câmpus de Miracema, Porto Nacional e Arraias, a Secretaria fica localizada no Bloco Administrativo, em Palmas no Bala I e em Gurupi no Complexo Administrativo I.

Biblioteca: Além da importância acadêmica da biblioteca, como fonte de informações sobre o conteúdo dado em sala de aula, é nela que o estudante pode se aprofundar em assuntos de seu interesse e conhecer a bibliografia dos professores. A maioria dos livros pedidos em sala de aula está à disposição na biblioteca. Àqueles que querem acesso a conteúdos complementares dos oferecidos em sala ou buscar fontes alternativas de informação, tanto para seu programa regular, quanto para matérias complementares, encontram na biblioteca quantidades abundantes de fontes de informação. O acervo das bibliotecas da UFT podem ser encontrados aqui.  Informações sobre como adquirir a carteirinha do usuário e regulamentos da biblioteca estão disponíveis no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Tocantins (Sisbib/UFT).

Restaurante Universitário (RU): A UFT conta com RUs nos câmpus de Araguaína, Palmas e Gurupi. O Restaurante Universitário faz parte da política de assistência estudantil da instituição e têm como finalidade fornecer refeições balanceadas, higiênicas e de baixo custo à comunidade universitária. Informações sobre preços e carteirinhas podem ser encontradas aqui.

Outros setores importantes não só para os calouros mas para todos os discentes da UFT são as pró-reitorias. São essenciais aos alunos por estarem diretamente ligadas à formação acadêmica. São elas: a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Proest) .