Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professor da UFT lança coletânea sobre leituras em gênero, literatura e educação
Início do conteúdo da página

Professor da UFT lança coletânea sobre leituras em gênero, literatura e educação

Por Virginia Magrin | Publicado: Quarta, 03 de Outubro de 2012, 07h45 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01
A coletânea Cruzando Fronteiras: leituras em gênero, literatura e educação, organizada pelo professor do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins, câmpus de Tocantinópolis, Eliseu Riscaroli foi lançada recentemente. O livro discute a questão de gênero  com interface na educação e na literatura, evidenciando que o cruzamento das fronteiras não ocorre apenas no plano dos temas, mas sim no de perspectivas afins.

cruzando_fronteiras.jpg
Parte dos artigos do livro são resultados de investigações de um grupo de docentes da UFT, pesquisadores que também cruzaram fronteiras, na acepção mais geográfica da palavra, além de artigos de colaboradores de outras universidades como UFG, IFMG e UFSM. O resultado é o cruzamento de ideias e objetos de estudos. 

A coletânea desperta o leitor para um olhar sobre as diferenças de gêneros. Pensando no espaço que as questões de gênero, diversidade, fronteira e educação estão ocupando atualmente na mídia e nas redes sociais, as reflexões se tornam oportunas para o diálogo, compartilhamento de opiniões e, principalmente a democratização de conhecimento. 

Conteúdo – Dividida em três eixos, na obra são encontrados artigos como Entre o amor e a lei, do próprio Eliseu Riscaroli, que trata dos mecanismos de combates à violência domestica na instância das políticas públicas e traz para o leitor dados estatísticos sobre a violência domestica no Estado do Tocantins. O artigo fica na primeira parte, que trata das reflexões sobre enfrentamentos cujo o foco seja a variante de gênero.

Na segunda parte, o enfoque de Gênero recai sobre um olhar da literatura tomando por lócus de análise espaços diversos como a literatura africana, o romance ou a escrita erótica feminina. E neste bloco, que encontramos textos como o de  Izabel Cristina dos Santos Teixeira, apresentando a relação entre a literatura africana e a teoria do ecofeminismo e a contribuição para estudos sobre o meio ambiente. 

Já o terceiro bloco que fecha a coletânea, trás artigos cuja base comum são as práticas educativas independente da geografia, dos personagens ou do momento histórico. Cada autor, com sua liberdade cátedra, passeia pelo e no texto ao sabor do arcabouço teórico que sustenta suas reflexões e argumentos.

Venda – Os interessados em adquirir o livro podem comprá-lo no site www.editoraappris.com.br com um preço promocional de 37,70. (Com informações da Editora Aprris)

registrado em:
Fim do conteúdo da página