Página inicial > Últimas Notícias > UFT terá laboratórios interdisciplinares das licenciaturas

UFT terá laboratórios interdisciplinares das licenciaturas

Por Virginia Magrin | Publicado: Terça, 02 de Outubro de 2012, 07h57 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 13h21
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal e Nível Superior (Capes), com o intuito de fomentar experiências e programas inovadores que contribuam para a melhoria da educação básica, selecionou, por meio de edital, algumas propostas para o Programa de Apoio a laboratórios Interdisciplinares de Formação de Educadores (Life). O projeto da Universidade Federal do Tocantins foi selecionado, beneficiando as licenciaturas dos sete câmpus da instituição.

Os laboratórios interdisciplinares propostos pela UFT tem como objetivo a integração e convergência entre as modalidades de educação presencial e a distância como forma de incentivar a implementação de novas tecnologias de ensino e aprendizagem a partir do uso das tecnologias da comunicação. Ao todo, serão contemplados projetos dos cursos das áreas de: Pedagogia, matemática, Geografia, Letras, Biologia, Física, Química, Filosofia, Artes e História.

Isso vai permitir que professores, estudantes e comunidade em geral incremente sua produção e divulgação de conhecimento, além de estimular a docência na educação básica de forma indisciplinar, contribuindo para a melhoria da qualidade de ensino. Dessa forma, os projetos vão poder dialogar entre si, com uma integração midiática entre todos, tendo como suporte os recursos tecnológicos (links, blogs, plataforma moodle, fóruns, chats, entre outros).

A vice-reitora da UFT, Isabel Auler explicou que para conseguir esses laboratórios, todas as licenciaturas da UFT fizeram propostas e elaboraram um projeto institucional, que obteve uma análise de mérito com uma pontuação excelente. De acordo com o parecer de avaliação, ele está “bem fundamentado e estruturado”. “É um incentivo a todos os professores e estudantes no uso das tecnologias e uma forma de enriquecer as atividades curriculares da graduação”, garante Auler.