Página inicial > Últimas Notícias > Prorrogadas as inscrições para o premio Jovem cientista

Prorrogadas as inscrições para o premio Jovem cientista

Por Jhone Abreu | Publicado: Segunda, 03 de Setembro de 2012, 15h49 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01
Foram prorrogadas, até 21 de setembro, as inscrições para a 26ª edição do Prêmio Jovem Cientista 2012 : “Inovação Tecnológica nos Esportes”,  promovido pelo   Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Podem participar pesquisadores, graduados e estudantes universitários. Os candidatos devem realizar as inscrições e enviar os projetos pela internet. Alunos do ensino médio têm a opção de fazer as inscrições pelos Correios.

O prêmio Jovem Cientista  foi criado em 1981 com o objetivo de incentivar a pesquisa no país e é considerado um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros pela comunidade acadêmica. Nesta edição, os pesquisadores das mais diversas áreas devem voltar suas atenções para os grandes eventos esportivos que o Brasil  sediará nos próximos anos – Copa, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016.

Os interessados podem concorrer em quatro categorias: Graduado, Estudante do Ensino Superior, Estudante do Ensino Médio e Mérito Institucional. Para o vencedor na categoria graduado os premios vão de 15 a 30 mil reais; na categoria estudante de ensino superior, os prêmios são de 10 a 15 mil reais.  A instituição vencedora em Mérito Escola receberá R$ 35 mil para investir em equipamentos e infraestrutura de pesquisa. Além da premiação relacionada, todos os premiados recebem bolsas de estudo do CNPq.

Será concedida Menção Honrosa a um pesquisador com título de doutor, considerando sua qualificação, experiência, capacidade de formação de pesquisadores e produção científica em área do conhecimento relacionado com o tema "Inovação Tecnológica nos Esportes". A divulgação dos resultados está previsto novembro de 2012,.

A premiação será entregue pela Presidente da República, Dilma Roussef, em dezembro de 2012, no Palácio do Planalto, com a presença dos ganhadores e orientadores, e de autoridades governamentais da área da Ciência, Tecnologia e Inovação e da comunidade científica e tecnológica. (com informações do site www.jovemcientista.cnpq.br).

Mais informações e inscrições no site www.jovemcientista.cnpq.br.