Página inicial > Últimas Notícias > Alunos de Direito produzem vídeo sobre criminologia

Alunos de Direito produzem vídeo sobre criminologia

Por Jhone Abreu | Publicado: Quarta, 01 de Agosto de 2012, 14h55 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 10h32
Trazer a arte para dar mais dinamismo à didática das aulas dentro da Universidade. A partir desta abordagem, alunos da disciplina Direito Penal I do curso de Direito da UFT envolveram-se em um projeto que aliou arte a discussões sobre criminologia e resultou em diversas atividades no primeiro semestre, como produção de vídeo, exposição de fotos, monólogos e instalações. Eleito pela turma como melhor peça, o vídeo "O Retrato do Criminoso" foi colocado na plataforma YouTube e está disponível para visualização. Confira aqui.

De acordo com a professora Shirley Silveira, idealizadora da semana Arte e Criminologia, a produção traz reflexões a respeito do papel da polícia e dos criminosos. “O que fazemos discutindo a criminologia e realizando este trabalho é uma reflexão a respeito do fenômeno da criminalidade, haja visto que o direito penal é um instrumento forte de dominação, ele é utilizado como forma de um grupo dominar o outro", explica.

Segundo ela, a partir da diversidade das manifestações artísticas é que os alunos puderam entender melhor o que já haviam tanto discutido em sala de aula. "Somente vivenciando as experiências mediante a arte, os alunos compreenderam como no código penal há condutas que não são graves, porém são crimes. Como a escolha de um crime não é pela gravidade, mas uma escolha política de um grupo social", conta Shirley.
marcador(es): Palmas