Página inicial > Últimas Notícias > UFT participa de elaboração do Plano Brasil de Infra-estrutura e Logística

UFT participa de elaboração do Plano Brasil de Infra-estrutura e Logística

Por Jhone Abreu | Publicado: Terça, 17 de Julho de 2012, 13h46 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 10h32
O Plano Brasil de Infra-estrutura e Logística (PBLog) terá sua etapa tocantinense de elaboração nesta quinta-feira (19) com participação da UFT. Este será o primeiro workshop regional para coleta de informações e sugestões específicas da região quanto ao que deve ser incluído no PBLog em termos de infraestrutura de transporte (estradas, portos, aeroportos, ferrovias, dutovias e infovias).

O Plano Brasil de Infra-Estrutura e Logística é uma solicitação da presidente Dilma Roussef ao Conselho Federal de Administração  (CFA), e tem como objetivo  elaborar propostas, que possibilitem à mobilidade de produtos de forma competitiva em relação ao cenário internacional, integrando a infra-estrutura logística em termos dos modais: rodoviário, aéreo, aquaviário, dutoviário, ferroviário e infoviário. Para elaboração do Plano serão realizados cinco seminários regionais nas cidades de: Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Vitória (ES), Salvador (BA), e Manaus (AM).

O PBLo conta com o apoio e parceria da UFT, Secretaria da Ciência e Tecnologia do Tocantins, Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Fundação Universidade do Tocantins  (Unitins),Faculdade Católica do Tocantins, Instituto Federal do Tocantins,Secretaria da Indústria e do Comércio do Estado do Tocantins entre outros.

Segundo o professor da UFT, Julio Eduardo da Silva Menezes, que será um dos mediadores do evento, a Universidade na qualidade de Instituição Federal de Ensino Superior, participa oferecendo a visão acadêmica e científica para dar embasamento conceitual e teórico na elaboração do Diagnóstico Regional. “A Logística é uma área de conhecimento multidisciplinar e temos na UFT profissionais com capacidade para contribuir nesta iniciativa” explica o professor.

Ao final de cada encontro regional, as propostas serão encaminhadas para a composição do PBLog. “Para o Tocantins é uma oportunidade de garantir participação na consolidação da nossa plataforma logística, que transformará a nossa região, aumentando a competitividade das nossas empresas em termos nacionais e internacionais”, analisa Julio.
marcador(es): Palmas