Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Exposição Quilombos Emigrantes volta a Cocalinho e segue pelos câmpus da UFT
Início do conteúdo da página

Exposição Quilombos Emigrantes volta a Cocalinho e segue pelos câmpus da UFT

Por Gil Carvalho | Publicado: Quinta, 28 de Junho de 2012, 12h13 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 13h21
A exposição fotográfica “Quilombos Emigrantes”, a maior da região norte do País, volta às suas origens mostrando ao povo de Cocalinho (santa Fé do Araguaia) a sua própria beleza.

A exposição, que tem o apoio da Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e assuntos Comunitários, já passou por Taquaruçu e pelos câmpus da UFT em Porto Nacional, Tocantinópolis e Araguaína, chegando hoje (28) à comunidade Cocalinho, onde fica até sábado (30).

Foto: Emerson Silva

Já na segunda (02), o acervo volta para os câmpus universitários, sendo exposto na UFT de Arraias, Gurupi, Miracema e Palmas, sendo que na capital ainda ganha espeço na Feira Literária Internacional do Tocantins (Flit) e no Centro de Atividades do Sesc. (confira cronograma abaixo)

Riqueza - As 45 imagens do autor e idealizador do projeto, Emerson Silva, retratam a cultura e a religiosidade da comunidade quilombola e foram captadas entre 2006 e 2010, em inventário realizado pela Fundação Cultural do Tocantins/Secretaria da Cultura do Estado.

O projeto foi o único selecionado na região Norte, categoria artes visuais do II Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras, realizado pelo Cadon (Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves) em parceria com a Fundação Palmares. O patrocínio que possibilitou a montagem da exposição é do Ministério da Cultura e da Petrobrás.

Foto: Emerson Silva

A exposição conta ainda com projeção fotográfica com falas e cantos tradicionais dos moradores de Cocalinho, palestras sobre a comunidade, mais de 2,5 mil catálogos fotográficos e 5 mil cartões postais que serão distribuídos, em parte, na rede de ensino público do Estado do Tocantins.

Programação completa

14 a 15/06 – Canto das Artes – Taquaruçu – Palmas

18 a 20/06 – UFT Campus Porto Nacional

21 a 23/06 – UFT Campus Tocantinópolis

25 a 27/06 – UFT Campus Araguaína

28 a 30/06 – Comunidade Cocalinho – Santa Fé do Araguaia

02 a 04/07 – UFT Campus Arraias

05 a 07/07 – UFT Campus Gurupi

09 a 15/07 – Feira Literária Internacional do Tocantins – Palmas

18 a 20/07 – UFT Campus Miracema

23 a 28/07 – UFT Campus Palmas

03 a 31/08 – Sesc – TO (Centro de Atividades – Palmas)

(Com informações de Rafaela Lobato)
registrado em:
Fim do conteúdo da página