Página inicial > Últimas Notícias > Lançamento de editais incentiva pesquisa científica no Tocantins

Lançamento de editais incentiva pesquisa científica no Tocantins

Por Ana Cássia Costa | Publicado: Sexta, 27 de Abril de 2012, 12h17 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 13h30
Nove editais foram lançados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (FAPT) no auditório do Palácio Araguaia, na última quinta-feira (26). Com investimento de quase R$ 6 milhões, os editais envolvem diversas áreas do conhecimento como, Programa de Bolsas de Doutorado na Universidade de Aveiro, em Portugal; Programa de Apoio a Pós-Graduação (PAPG), com bolsas para mestrado e doutorado; e o Programa Theotônio Segurado, direcionado a alunos do Ensino Médio. Os editais contemplam, ainda, programas de incentivo a publicação de revistas e artigos científicos, e de apoio à realização de eventos científicos.

Para a diretora de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Tocantins (Propesq/UFT), Maria Cristina Pranchevicius, “os editais são de extrema importância para conseguir fomento para as pesquisas dos nossos professores”. Ressalta que a UFT, em pouco tempo de existência se comparada a outras universidades, já conta com 14 mestrados e três doutorados. “Antigamente os professores necessitavam submeter os seus projetos aos editais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), concorrendo com todo o Brasil. Agora com a FAPT, com editais destinados aos pesquisadores do Tocantins, será facilitado o fomento para as nossas pesquisas”, finaliza.

Este primeiro lote de editais foi lançado com título ‘Pesquisar para desenvolver’. Para ter acesso aos mesmos, é necessário que os interessados acessem a página da FAPT (http://fapt.to.gov.br/). Estão previstos ainda para 2012, o lançamento de três novos  editais, sendo o Programa Primeiros Projetos (PPP), o Programa de Desenvolvimento Científico Regional (DCR) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (PIBIC JR). O investimento previsto é de aproximadamente R$ 800 mil.

A cerimônia de lançamento contou com a participação da Banda Mirim da Guarda Metropolitana de Palmas e da Fanfarra do Colégio CEM Santa Rita de Cássia. Estavam presentes, também, o vice-governador, João Oliveira, os presidentes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Gláucius Oliva, e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Mário Neto Borges, e os secretários Estaduais da Ciência e Tecnologia, Borges da Silveira, e da Educação e Cultura, Danilo de Melo.