Página inicial > Últimas Notícias > UFT participa de lançamento do Programa de Expansão e Internacionalização das Federais

Por Samuel Lima | Publicado: Quinta, 19 de Abril de 2012, 14h40 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01
O reitor da Universidade Federal do Tocantins, Alan Barbiero, participou no último dia 18 de abril, da CXI reunião ordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em Brasília. Na ocasião, foi lançado o "Programa de Expansão, Excelência e Internacionalização das Universidades Federais", com a participação de todos os reitores e do secretário da Educação Superior do MEC, Amaro Lins, representando o ministro Aloízio Mercadante.

O Programa prevê acréscimo de pelo menos um milhão de estudantes nas universidades federais. "Isso é praticamente dobrar a oferta de vagas. O programa está em consonância com o Plano Nacional de Educação", pontuou Barbiero, frisando que a meta é ter, para esta década, dez milhões de jovens entre 18 e 26 anos ingressando no ensino superior.

Consolidação - Inicialmente, a posição do MEC era de que a expansão das Ifes se daria apenas após o cumprimento das metas do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). O reitor Barbiero, entretanto, manifestou sua preocupação com o fato de que algumas universidades - a UFT inclusive - já teriam cumprido suas metas e poderiam ser prejudicadas na expansão dos seus cursos.

O secretário do MEC teria frisado então que há 60 câmpus em todo o País com apenas dois cursos e que, então, o Ministério vai buscar a consolidação desses câmpus por meio da expansão do número de cursos para cinco. "Eu acredito que esta possibilidade é muito importante para a UFT, porque é ainda uma universidade que tem grandes desafios e que tem de aproveitar essa oportunidade para apresentar o plano de desenvolvimento institucional, uma nova fase de expansão", pontua Barbiero.

Clique no link abaixo e conheça a íntegra do documento: