Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Curso de Direito da UFT recebe selo de qualidade da OAB
Início do conteúdo da página

Curso de Direito da UFT recebe selo de qualidade da OAB

Por José Filho | Publicado: Quinta, 19 de Abril de 2012, 14h18 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 13h32

O curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins está entre os melhores do Brasil. A graduação da UFT foi avaliada positivamente nos critérios de qualidade exigidos pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Nesta quinta-feira (19), a entidade concedeu à Universidade e outras 88 instituições de ensino, o certificado do Selo OAB Recomenda em solenidade realizada no plenário da OAB Nacional, em Brasília (DF).

Os certificados foram entregues aos reitores e representantes dos 89 cursos de Direito brasileiros. Na oportunidade, a Universidade foi representada pelo professor João Bazolli, que substituiu o coordenador do curso, Vinícius Marques. Bazolli disse que “o selo é uma constatação de que o curso melhorou e vai melhorar ainda mais”, afirmou. Ele observou também que o curso de Direito da UFT é o único do Estado recomendado pela OAB.

O reitor da UFT, Alan Barbiero, destacou que é um grande orgulho receber o selo de qualidade da OAB. Para ele, a certificação demonstra de fato a melhoria na qualidade da instituição. “O nosso curso de Direito sempre foi uma referência, sempre tem boas avaliações e faltava o selo de qualidade da OAB”, observou. Porém, Barbiero enfatizou que todos os 48 cursos da Universidade foram avaliados pelo MEC e também tiveram melhora.

De acordo com o presidente da OAB, Ophir Cavalcante, o objetivo principal da entidade ao conferir os certificados do Selo OAB de 2011 aos cursos de Direito avaliados pela entidade como os de melhor qualidade do País, é que a formação educacional deve transcender ao desejo de oferecer uma boa técnica profissional. Para Ophir, o foco deve estar na formação de verdadeiros cidadãos.

Cursos – Atualmente no Brasil, de acordo com a OAB nacional existem 1.240 cursos de Direito em funcionamento. Do total de cursos brasileiros, 790 foram avaliados pela OAB depois de preencherem os pré-requisitos de participação em três Exames de Ordem unificados (2010.2, 2010.3 e 2011.1), sendo que cada um precisou ter, no mínimo, 20 alunos participando de cada Exame.

Avaliação - A Comissão Especial utilizou como instrumentos de avaliação a ponderação dos índices obtidos pelos bacharéis nos Exames de Ordem e o conceito obtido no último Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado em 2009. Entre as 27 unidades da Federação que tiveram cursos de Direito avaliados, dois Estados não tiveram nenhum curso recomendado: Acre e Mato Grosso. (Com informações da OAB)

registrado em:
Fim do conteúdo da página