Página inicial > Últimas Notícias > Consuni elabora lista tríplice para reitor e vice-reitor

Consuni elabora lista tríplice para reitor e vice-reitor

Por Samuel Lima | Publicado: Terça, 17 de Abril de 2012, 14h43 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 13h32
Serão entregues nesta quarta-feira (18), no Ministério da Educação (MEC) em Brasília, as listas tríplices com os nomes dos candidatos a reitor e vice-reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A entrega será feita pelo reitor Alan Barbiero, em cumprimento à decisão do Conselho Universitário (Consuni) tomada durante a 75ª reunião ordinária, convocada para a tarde desta terça-feira para a formalização das referidas listas.

Durante a reunião, os conselheiros decidiram, por voto, que o primeiro nome a figurar na lista tríplice de candidatos à Reitoria será o do professor Márcio Antônio da Silveira, seguido do nome do professor José Expedito Cavalcante e do nome do professor George Lauro Ribeiro de Brito em terceiro lugar; entre os candidatos a vice-reitor figurarão, pela ordem, os nomes dos professores Isabel Cristina Auler Pereira, Aurélio Pessoa Picanço e Abraham Damian Giraldo Zuniga.

Foto: Thomás Müller
Momento da apuração dos votos na reunião ordinária do Consuni, nesta terça-feira (17)

Os nomes de Brito e Zuniga constaram das cédulas de votação para que lista tríplice fosse completa, conforme preceitua o parágrafo único do artigo 10 da Resolução nº 15/2011 do próprio Consuni.

Na votação para reitor o professor Silveira obteve 17 votos, Cavalcante dois, e Brito um voto; entre os candidatos a vice-reitor, professora Isabel obteve 17 votos dos conselheiros, Aurélio ficou com três votos e Zuniga não obteve votos. Conforme o trâmite, as listas tríplices serão encaminhadas para a Presidenta Dilma Roussef, que é quem homologará o nome do novo reitor da UFT, para o quadriênio 2012-2016.

Consulta - Para a elaboração da lista tríplice, houve uma consulta eleitoral no último dia 10 de abril, organizada pela Seção Sindical dos Docentes (Sesduft), o Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFT) e o Sindicato dos Servidores Técnico-Administrativos (Sitnad/UFT), que conduziram as eleições de forma paritária, ou seja, com o voto das classes - professores, alunos e técnicos -, tendo peso igual.

Na consulta eleitoral a Chapa 1 (Cuidar do que temos, crescer com qualidade) - encabeçada pelos candidatos professores Márcio da Silveira (reitor) e Isabel Auler (vice-reitora) - sagrou-se vencedora com 54,55% dos votos; a Chapa 2 (Novos tempos, mais conquistas) formada pelos professores José Expedito Cavalcante e Aurélio Pessôa Picanço, ficou com 45,45% dos votos.
marcador(es): Consuni,Socs