Página inicial > Últimas Notícias > Mostra sobre o Festival Chico no câmpus da UFT em Palmas

Mostra sobre o Festival Chico no câmpus da UFT em Palmas

Por Samuel Lima | Publicado: Quarta, 04 de Abril de 2012, 06h03 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 10h32
Em comemoração ao dia do Curta Metragem Brasileiro, nesta quarta-feira (4), ocorre a partir das 19h no hall da Biblioteca Central no Câmpus da UFT em Palmas, a Mostra Chico. O evento é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) em parceria com Centro de Imagem e Som do Tocantins (CIM), com apoio da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-metragistas (ABD) e da Associação Tocantinense de Cinema e Vídeo (ATCV).

De acordo com assessora da Diretoria de Cultura da Proex, Luana Nunes, o evento desta quarta-feira também marcará o início das atividades do Cineclube UFT 2012.1 no Câmpus de Palmas.  "Possivelmente, na próxima semana, teremos o calendário completo do Cineclube UFT em Palmas para divulgação", adiantou a assessora, destacando que o Festival Chico, escolhido para ser homenageado hoje, realizará sua 11ª edição este ano.

Luana explicou que a Mostra terá, em sua abertura, a presença de representantes do CIM, ABD e ATCV. "Após a abertura serão exibidos os curtas "João Solidão" (de André Araújo), "Tempos Difíceis" (de Caio Bretas), "Divina Malandragem" (de Diogo Miranda e Guilherme Jotapê) e "A menina metalinguística e o garoto melancólico" (de Luciano Ordine)", frisou a assessora. A entrada no evento é franca.

Comemoração - O dia do Curtas Metragem Brasileiro foi instituído pela ABD, com o intuito de chamar a atenção para este formato de narrativa visual "de extrema riqueza que, com poucas exceções, não encontra guarida nas salas comerciais de cinema a nas redes de televisão", emenda a direção da ABD.

Ainda conforme a ABD, é aguardada para este ano, pelo Governo Federal, a implantação do sistema Curta em Todas as Telas, que pretende fomentar a circulação e a difusão do curta-metragem brasileiro em várias formas de exibição, permitindo que o grande público conheça obras nacionais e internacionais do gênero.
marcador(es): Palmas