Página inicial > Últimas Notícias > Jovens indígenas da UFT realizam Caravana em aldeia

Jovens indígenas da UFT realizam Caravana em aldeia

Por Sônia Kaingang (Especial para a Dicom/UFT) | Publicado: Quinta, 29 de Março de 2012, 11h45 | Última atualização em Quinta, 20 de Setembro de 2018, 09h53
Com o apoio da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o Projeto Caravana da Juventude Indígena 2012, organizado pela União dos Estudantes Indígenas do Tocantins (Uneit), movimentou os jovens do povo Karajá na aldeia Santa Isabel do Morro, próxima a quatro quilômetros da cidade de São Félix do Araguaia (MT), divisa com o Tocantins, da última quinta-feira (22) até sábado (24).

Entre os parceiros do projeto estão a Fundação Nacional do Índio (Funai), Coordenação Regional de Palmas, Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (Sejudh) e as Secretarias Estaduais da Educação e da Juventude e dos Esportes.

A caravana foi integrada por universitários indígenas da UFT, além de voluntários e representantes dos parceiros do projeto, que teve como compromisso organizar uma programação conforme a vida e a cultura na aldeia, sendo aprovado para aplicação pelas lideranças locais e professores da Escola Estadual Indígena Maluá.

Para o presidente da Uneit e estudante indígena do curso de Engenharia Ambiental da UFT, Avanilson Karajá-Xambioá, a caravana é uma forma de integrar os universitários indígenas com jovens de outras aldeias, promovendo também, um intercâmbio entre diversos povos indígenas que estudam hoje na UFT.

Atividades - Com uma programação diversa, os estudantes indígenas participaram de uma gincana, onde trouxeram aspectos da cultura karajá e realizaram discussões em torno de temas como saúde, educação, meio ambiente e cultura. Os jovens demonstraram habilidade na produção de um documentário sobre a aldeia com foco no meio ambiente e durante a apresentação do teatro, além da criatividade na decoração das bandeiras de representação dos grupos. Houve ainda, um torneio de futebol masculino e campeonato de vôlei feminino.

Atividades esportivam compuseram a programação do evento

Para o jovem indígena e professor de Biologia e Ciência na aldeia, Leriwá Maluá, o diferencial da caravana é o fato de ser organizada por indígenas. “É importante para nós perceber como os jovens indígenas, sejam daqui ou de outros povos, buscam caminhos diferentes e devido a essa interação, buscar forças em nossa cultura”, explicou ele.

A caravana levou também, informações sobre os cursos disponibilizados na UFT e auxiliou no esclarecimento de dúvidas sobre o processo seletivo do vestibular 2012/2º semestre por meio do sistema de cotas para indígenas.

Novas Etapas - Em seu cronograma de ações, o Projeto Caravana da Juventude Indígena 2012 deve continuar ao longo do ano em visita a mais seis aldeias dos povos Apinajé, Karajá-Xambioá, Krahô, Krahô-Kanela, Javaé e Xerente.

Confira, abaixo, outras fotos das atividades, enviadas pela organização do evento: