Página inicial > Últimas Notícias > UFT e embaixador do Sudão discutem possíveis parcerias

UFT e embaixador do Sudão discutem possíveis parcerias

Por Virgínia Magrin | Publicado: Sexta, 17 de Fevereiro de 2012, 16h13 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 13h42
O embaixador da República do Sudão no Brasil, Abd Elghani Elnaim Awad Elkarim, esteve reunido na tarde desta sexta-feira (17), com o reitor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Alan Barbiero, a diretora de Assuntos Internacionais da UFT, Thelma Lage, o secretário estadual de Meio Ambiente, Divaldo Rezende e o reitor do Instituto Federal do Tocantins, Francisco Nairton do Nascimento, para conversar sobre possíveis parcerias dos envolvidos com aquele país.

alan_e_embaixador_sudao.jpg

Na ocasião, Barbiero explicou que o Sudão e o Brasil possuem grandes semelhanças, ambos são detentores de grande potencial na distribuição de alimentos para outros países e têm o mesmo clima tropical. “O Sudão é uma país de referência na África em relação a tecnologias de exploração dessas regiões e também tem impactos ambientais como aqui no Brasil. O nosso interesse é uma cooperação na pós-graduação, com os nossos programas de Mestrado e Doutorado na área de Meio Ambiente, Agricultura e Ciência Animal”, destacou o reitor da UFT.

Para o embaixador a possível parceria é bem vista: “Temos problemas similares e podemos achar soluções em conjunto, nossas demandas são bem parecidas. Buscamos parcerias e o Brasil é um parceiro sincero e de grande potencial para o Sudão”, afirmou ele.

Na reunião todos ficaram cientes da responsabilidade de uma cooperação e mostraram-se abertos para propor um protocolo de cooperação. Também foi sugerida uma missão acadêmica no Sudão, para identificar as sinergias.