Página inicial > Últimas Notícias > Mesa-redonda debate formação docente e ruralidades

Mesa-redonda debate formação docente e ruralidades

Por Ana Cássia Costa | Publicado: Quarta, 15 de Fevereiro de 2012, 16h19 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 10h32
A mesa-redonda "Democratização da educação, participação, profissionalização docente e ruralidades”, na tarde desta quarta-feira (15) no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), abordou o trabalho do professor e sua formação, inclusive no meio rural (ruralidades). A mesa-redonda fez parte da programação dos eventos integrados do curso de Pedagogia - III Seminário do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad).

Foto: Ana Cássia Costa
Mesa-redonda com as professoras Elzimar, Regina, Jucilei e Carmem (e p/ d)

Professoras de três campi da Universidade Federal do Tocantins (UFT) contribuíram com suas pesquisas. A professora Jucilei Freire, de Miracema, trouxe reflexões sobre o conceito de participação, dominação, exploração, trabalho e sociedade. A professora Regina Célia, de Tocantinópolis, fez um mergulho histórico e resgatou a temática "escola e os enfrentamentos do trabalho do professor". Do campus de Araguaína, a professora Elzimar Pereira contribuiu ao relatar a preocupação do que é educação, direcionando o olhar para a constituição dos povoados e de seus sujeitos sob o olhar da contribuição do trabalho, da educação e da família.

Para a coordenadora da mesa-redonda, professora Carmem Artioli, “a discussão instiga tanto os alunos quanto os professores para a reflexão do que é ser professor e como trabalhamos a questão das raízes históricas e desta forma, as discussões contribuem para as nossas próximas ações”, finaliza.

O evento tem continuidade com a solenidade de abertura do VIII Simpósio de Educação no Cuica, a partir das 19h30. Após, haverá a ‘Conferência Perspectivas de desenvolvimento do estado do Tocantins’ com o governador do estado do Tocantins, Siqueira Campos.
marcador(es): Palmas