Página inicial > Últimas Notícias > Encontro na UFT vai discutir a formação de professores no Tocantins

Encontro na UFT vai discutir a formação de professores no Tocantins

Por José Filho | Publicado: Segunda, 13 de Fevereiro de 2012, 11h17 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 13h45

Começa nesta terça-feira (14) e segue até 17 de fevereiro na Universidade Federal do Tocantins – Campus de Palmas -, o I Encontro Estadual do Programa de Formação de Professores da UFT. O evento reunirá profissionais da Universidade, de outras IFES, estudantes de graduação, professores das redes municipal e estadual do Tocantins, além da comunidade em geral para debater sobre o tripé da educação superior: ensino, pesquisa e extensão. A abertura será às 9h, no Cuica, com a palestra “As Dimensões Formativa, Inovadora e de Inclusão para Formar Professores no Brasil”.

O evento pretende fortalecer a qualidade da educação básica no Tocantins. Atualmente cerca de 1.500 alunos do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), oriundo dos 139 municípios, estão se qualificando na UFT. Em dezembro, janeiro e agora em fevereiro, eles participam da etapa presencial no Campus de Palmas e estarão presentes no encontro. A expectativa da UFT é ter em um curto e médio prazo um número mais significativo de professores com titulação, o que deverá melhorar os indicadores da qualidade da educação no Estado.

Durante o encontro também serão realizados o VII Simpósio de Educação do Campus de Palmas e ainda o III Seminário do PROCAD UFT/CAPES/UFG. Para o professor Damião Rocha, o Simpósio pretende discutir uma temática fora da sala de aula. “Vamos aproveitar a vinda de pesquisadores de outras IFES e congregar professores da rede estadual e municipal com os alunos do PARFOR para essa troca de experiências”, disse. Já a professora Jocyléia Santana destacou que haverá no Seminário, a exposição de trabalhos, relatos de experiências dos alunos do DINTER, além de lançamentos de livros. “Será uma forma de motivar os alunos do PARFOR para uma futura pós-graduação, Mestrado e Doutorado”, observou.

Temas – Nos quatro dias do evento serão debatidos temas como a inovação da formação de professores no Brasil; políticas públicas para educação no Tocantins; gestão, política, carreira e formação de professores da educação básica; democratização da educação, participação e profissionalização docente e ruralidades; perspectivas de desenvolvimento do Estado do Tocantins, além da articulação ensino, pesquisa e extensão; articulação educação básica e superior e integração da graduação com a pós-graduação.

Autoridades – O evento contará com a participação do reitor da UFT, Alan Barbiero, pró-reitores, professores e estudantes. O governador do Estado, Siqueira Campos, fará a conferência de abertura do VII Simpósio de Educação do Campus de Palmas cujo tema é: “Perspectivas de Desenvolvimento do Estado do Tocantins”. O secretário Estadual de Educação, Danilo Melo Sousa, e outras autoridades também estarão presentes no encontro que busca oportunizar aos professores momentos de reflexão e estudos sobre a articulação ensino, pesquisa e extensão.

A programação completa pode ser conferida aqui

marcador(es): Reitoria