Página inicial > Últimas Notícias > Anunciada construção do Hospital Universitário da UFT

Anunciada construção do Hospital Universitário da UFT

Por Samuel Lima | Publicado: Sexta, 03 de Fevereiro de 2012, 16h40 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 13h45
Com um aporte de recursos no valor de R$ 23 milhões, a Universidade Federal do Tocantins deverá dar início, ainda este ano, à construção do Centro de Ações para a Saúde - o Hospital Universitário. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (3) pelo reitor Alan Barbiero após encontro com o governador Siqueira Campos, no Palácio Araguaia. Os recursos são oriundos de emenda parlamentar apresentada pelo deputado Laurez Moreira (PSB) com apoio de toda a bancada tocantinense.

Segundo Barbiero, a unidade "servirá para formar nossos profissionais da área de saúde e também para atender toda a população. Estaremos realizando mais um sonho, que é uma universidade com um complexo hospitalar que atenda não só os estudantes de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Administração e outras áreas, mas também a população do Tocantins", disse.

Foto: Samuel Lima
Encontro foi no gabinete do Governador Siqueira Campos, no Palácio Araguaia

O Centro de Ações para a Saúde deverá ser construído em uma área de 50 mil metros quadrados, no Campus da UFT em Palmas. O projeto original prevê sete prédios, destinados às áreas de Complexidades (Esterilização, Centro Cirúrgico, Imagens/UTI e Pronto Socorro), Ambulatórios (dois prédios), Internação (dois prédios), Ensino/Pesquisa e Serviços. Barbiero acredita que após iniciadas as obras do complexo hospitalar, em 18 meses a primeira parte do complexo estará finalizada. "É um projeto de médio a longo prazos. Com o recurso que já temos garantido pode-se fazer a primeira parte", disse o reitor.

Durante o encontro no Palácio Araguaia, o governador Siqueira Campos colocou a disposição toda a estrutura da Secretaria de Saúde bem como a representação do Tocantins em Brasília com a Secretaria de Assuntos Institucionais, para as necessárias conversações junto ao Governo Federal. Siqueira Campos destacou a importância da parceria. "Trabalhar junto, em parceria, melhora a administração pública. Não vai faltar apoio para que possamos fazer as coisas juntos, de forma planejada", enfatizando ainda a importância da Universidade Federal para o Tocantins.

Barbiero explicou que a contrapartida do Estado será a priorização da liberação da verba junto ao Governo Federal, a participação no processo por meio de parceria, possibilitando a contratação de pessoal em algumas áreas. "É uma parceria que vai se estender durante a execução do projeto", disse o reitor, ressaltando que a unidade hospitalar será implantada em módulos.

cas-uft.jpg
Projeto original do Centro de Ações para a Saúde - Hospital Universitário da UFT

Especialidades - Conforme o projeto original, quando concluídos todos os módulos, a unidade hospitalar terá um total de 420 leitos e 96 consultórios, e trabalhará principalmente de forma complementar à estrutura que já existe no município e no Estado. "Teremos ali ambulatórios com algumas especialidade que hoje são necessárias ao Estado. O projeto será implantado em módulos, e com ajustes", explicou o reitor. Para o coordenador do curso de Medicina da UFT, professor Itagores Hoffman I Lopes Sousa Coutinho, a construção da unidade trará muitos benefícios. "Teremos uma estrutura própria mas que não será separada da que já existe hoje no Estado e município", resumiu, destacando ainda a importância não apenas para acadêmicos e professores, mas para toda a comunidade.

Além do governador Siqueira Campos, do reitor e do coordenador de Medicina da UFT, participaram da reunião o secretário de Saúde, Raimundo Pires dos Santos; o secretário executivo da Sesau, José Gastão Almada Neder, a Superintendente Geral da Sesau, Micheline Pimentel Cavalcante; Márcio da Silveira, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFT; Isabel Auler Pereira, pró-reitora de Graduação; a coordenadora do curso de Enfermagem, professora Maria Romana Friedlander; o coordenador do curso de Nutrição, professor Clemilson Antonio da Silva; o coordenador da Residência Médica na UFT, professor Itagores Hoffman II Lopes Sousa Coutinho; o professor Henrique Barsanulfo Furtado e ainda representantes discentes dos cursos de Medicina, Enfermagem e Nutrição.
marcador(es): Reitoria