Página inicial > Últimas Notícias > Tocantinópolis: Curso de Pedagogia comemora seus 20 anos

Tocantinópolis: Curso de Pedagogia comemora seus 20 anos

Por Samuel Lima | Publicado: Quinta, 26 de Janeiro de 2012, 13h51 | Última atualização em Terça, 13 de Dezembro de 2016, 11h35
Diversas atividades culturais, lúdicas e também educacionais marcam o último encontro do Fórum em comemoração pelos 20 anos do curso de Pedagogia em Tocantinópolis e no Campus da UFT na cidade. A programação terá início nesta sexta-feira (27) e prosseguirá pelo sábado (28) durante todo o dia, no Campus da UFT em Tocantinópolis.

Desde 2010, encontros em comemoração aos 20 anos do curso  vem abordando a criação da referida graduação, o regime seriado anual ofertado entre os anos de 1991 a 1998, o movimento estudantil e a luta pela permanência do Campus e dos cursos vêm sendo discutidos. Neste quarto e último encontro, que terá início nesta sexta-feira (27), tratará da criação da Universidade Federal, a transição do Campus da Unitins para a UFT, a criação do curso de Ciências Sociais e as expectativas para o Campus.

Segundo a professora Francisca Rodrigues Lopes,  uma das docentes que integra a organização do evento, o objetivo dos encontros é "rememorar a história, prospectar novas metas e pensar o futuro". Nesta sexta e sábado ocorrerão lançamentos de livros, oficinas, exposição histórica, mesas-redondas, debates e apresentações culturais (vide programação). A inscrição no encontro é de R$ 5, com direito a participação nas oficinas.

Breve Histórico - O Curso de Pedagogia em Tocantinópolis iniciou suas atividades em regime regular, anual, em 1991 com uma turma, que formou-se em 1994. A partir de 1995 passaram a ingressar duas turmas: uma no período matutino e outra no período noturno. O curso integrou primeiro a Universidade do Tocantins (Unitins), sendo depois incorporado ao Campus da Universidade Federal do Tocantins, quando de sua criação em 2000.

Confira, abaixo, a programação da comemoração:

Dia 27 de Janeiro de 2012 (Sexta-Feira)

Das 14h - 17h: Credenciamento

Das 18:30 - 19h: Abertura. Coordenação: Profª Fabíola Andrade Pereira

Das 19h - 21h: Mesa-redonda: “O Campus de Tocantinópolis e a criação da Universidade Federal do Tocantins”.
Participantes:
- Profª. Elzimar Pereira Nascimento.
- Profª. Maria José de Pinho.
- Prof. José Damião Trindade Rocha.
- Prof. José Wilson Rodrigues Mello.
Coordenadora: Profª Francisca Rodrigues Lopes.

Das 21h – 22h: Homenagem póstuma.

Dia 28 de Janeiro de 2012 (Sábado)

Das 07h30 - 10h30: Mesa-redonda: “O Campus de Tocantinópolis e a realidade dos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais: Desafios e perspectivas”.
Expositores:
  • Um professor do curso de Ciências Sociais.
  • Um Professor do curso de Pedagogia.
Debatedores:
  • Os Coordenadores dos Cursos
Convidados:
  • Reitoria e Pró-Reitorias
  • Prefeitos dos Municípios vizinhos
  • Diretores de Escola de Ensino Médio
  • Diretoria Regional de Ensino
  • Secretaria Municipal de Educação
Coordenador: Prof. Francisco G. Filho.

Das 10h30min - 11h: Homenagem às Escolas.

Das 14h30min - 17h: Oficinas:
  1. Ludicidade e desenvolvimento infantil (Brinquedoteca e Profª Arinalda).
  2. A Linguagem audiovisual como um recurso didático-pedagógico (Cineclubinho e Profª Fabíola)
  3. Alfabetização e letramento (Profª Fabíola)
  4. A relação entre escola e conselho tutelar (Verônica Rufino de Macedo)
  • Visita à exposição “Pedagogia 20 anos”