Página inicial > Últimas Notícias > Campus de Palmas promove recepção aos calouros

Campus de Palmas promove recepção aos calouros

Por José Filho | Publicado: Quarta, 04 de Abril de 2012, 08h27 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 13h35

Ritual indígena, músicas e apresentações de dança e vídeos institucionais fizeram parte, na manhã desta quarta-feira (18), da programação de recepção aos calouros da Universidade Federal do Tocantins – Campus de Palmas. Os novos alunos lotaram o auditório do Cuica para receberem as boas-vindas do reitor Alan Barbiero, do diretor do Campus, Aurélio Picanço, das pró-reitoras de Assuntos Estaduntis, Valéria Momenté, e de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Marluce Zacariotti, além da presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Nataly Dias, demais coordenadores de cursos e professores.

Na oportunidade, o reitor Alan Barbeiro falou da importância de os alunos estarem entrando em uma Universidade Federal pública e gratuita. “Vocês são a força matriz desta universidade”, destacou o reitor. Barbiero fez uma breve reflexão sobre acontecimentos recentes na sociedade mundial, com ênfase no crescimento dos investimentos em ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento de um país.

Reitor durante recepção aos calouros do Campus de Palmas

Em seguida, ele falou da transformação porque passa a UFT citando seu papel social. “A UFT, além de formar bons profissionais, tem uma responsabilidade fantástica no desenvolvimento da Amazônia”, afirmou. O diretor do Campus, Aurélio Picanço, destacou os novos projetos como a construção do Restaurante Universitário (RU) e outras melhorias previstas para o Campus de Palmas. A presidente do DCE, Nataly Dias, conclamou os alunos a participarem das atividades que a UFT oferece. “Nós trabalhamos para termos uma universidade pública. Entrem e contribuam com essa construção”, pontuou.

Já Marluce Zacariotti destacou a importância dos projetos e programas desenvolvidos pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, por meio de um vídeo institucional produzido pelos alunos de Comunicação Social. Valéria Momenté explicou sobre os programas disponibilizados fora da sala de aula, por meio de bolsas e oportunidades desenvolvidas pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proest).

Calouros acompanham solenidade de recepção no Cuica

Com isso, os novos alunos puderam conhecer um pouco da estrutura da UFT. “Fiquei surpreso com o que a UFT tem a oferecer”, disse Pedro Augusto Oliveira de Carvalho, que cursa Ciências da Computação. “Esse tipo de exposição nos aproxima mais da universidade”, foi à opinião de Isabela Afonso de Sousa, aluna do curso de Enfermagem. Apresentações culturais com o cantor João Bolo, alunos da Universidade da Maturidade (UMA) e alunos-indígenas xerentes, animaram o evento. Também participaram da recepção os coordenadores de Ciências da Computação, George Brito, de Comunicação Social, Sueli Fiqueiredo, e de Engenharia Ambiental, Juan Carlos Valdez.