Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Extensão nas Mídias: conheça o projeto AnimaTEA
Início do conteúdo da página
Proex

Extensão nas Mídias: conheça o projeto AnimaTEA

Por Gabriela Cardoso Carneiro | Edição: Caroline Carvalho | Publicado: Sexta, 10 de Novembro de 2023, 18h08 | Última atualização em Sexta, 10 de Novembro de 2023, 18h08

 

O projeto “AnimaTEA: Desenvolvendo Aprendizagem Acessível para Crianças com TEA através de Animações 3D e Cultura do Tocantins” tem como objetivo criar animações 3D, acessíveis, que ensinem conceitos de lógica e matemática para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), utilizando elementos da cultura do Tocantins como contexto e referência.

A proposta busca promover a inclusão e o aprendizado por meio de animações visualmente atrativas e envolventes, acompanhadas de recursos de acessibilidade, como legendas, áudio, descrição e libras. Além disso, o projeto visa valorizar a cultura local, explorando lendas, danças e festividades da região, estabelecendo parcerias com profissionais da educação e saúde para garantir uma abordagem eficaz, além de adequada às necessidades das crianças com TEA.

A ação acontece na UFT, do Câmpus de Palmas, com estimativa de 3000 beneficiários externos. A equipe é formada pelos coordenadores, Juliana Dutra e Eduardo Ribeiro, o bolsista Pibex, Tarciso Filho, e demais integrantes.

Atualmente, o projeto está concentrado no desenvolvimento e na modelagem dos cenários, como explica a coordenadora Juliana Dutra. “A diversidade da flora e a riqueza cultural do Tocantins se unem em três cenários únicos. Cada um desses cenários será apresentado separadamente nas animações, permitindo explorar detalhadamente a beleza e a magia de cada elemento”, comenta.

A coordenadora detalha os cenários. “No primeiro cenário, encontramos o majestoso Deserto do Jalapão, uma vasta extensão de dunas douradas. No segundo cenário, adentramos um mundo encantador que retrata a vida de um ribeirinho, situado às margens do majestoso Rio Tocantins, próximo à Ilha do Bananal. No terceiro cenário, ainda em desenvolvimento, adentramos uma aldeia indígena, onde a flora do Tocantins se mistura com a rica cultura ancestral”, conclui.

Extensão nas Mídias

A Campanha "Extensão nas Mídias" tem o objetivo de divulgar e dar visibilidade às atividades extensionistas que estão sendo desenvolvidas para a comunidade no Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), no ano de 2023, e foi idealizado pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex).

registrado em:
Fim do conteúdo da página