Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Lançamento do Br Cidades Núcleo Tocantins será no próximo dia 14 de junho, na UFT
Início do conteúdo da página
Lançamento

Lançamento do Br Cidades Núcleo Tocantins será no próximo dia 14 de junho, na UFT

Por Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 06 de Junho de 2023, 10h49 | Última atualização em Quarta, 28 de Junho de 2023, 09h22

No próximo dia 14 de junho, será realizado no Câmpus da UFT em Palmas  o lançamento do Br Cidades Núcleo Tocantins.  O Núcleo  faz parte do Projeto Brasil Cidades, que reúne estudiosos, profissionais e a sociedade em geral com a  proposta de construir uma rede de ação coletiva que colabore com a construção de cidades mais justas, solidárias, economicamente dinâmicas e ambientalmente sustentáveis. A cerimônia de lançamento ocorre no  Auditório do prédio da Reitoria, a partir das 19h. A recepção dos participantes começa às 18h30.

Participam do lançamento, a  coordenadora nacional do Br Cidades, Carina Serra,  que apresentará um breve resumo dos trabalhos deste coletivo durante os últimos cinco anos de existência, e o professor do curso de Direito da UFT e especialista em estudos urbanos e cidades, João Bazzoli que, na oportunidade, fará uma exposição sobre a estruturação inicial do Núcleo Tocantins. A mediação das discussões ficará ao encargo da mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), Karine Corrêa, que é arquiteta urbanista.

O Br Cidades Núcleo Tocantins  objetiva fomentar o debate sobre as cidades no Tocantins. As atividades do Núcleo serão desenvolvidas em parceria com o Núcleo de Estudos Urbanos e de Cidades (Neucidades) e o Laboratório de Cidades da UFT (LabCidades). A  expectativa é que, a partir da articulação com o Núcleo Nacional do Br Cidades, que tem o papel de coordenação de ações e conteúdo, sejam estruturados grupos de trabalho diversos com a finalidade organizar temas e ações, para atender efetivamente às demandas e necessidades locais. Além disso, também visa propor soluções viáveis e estruturadas sedimentadas no acúmulo de estudos produzidos em na Universidade.

Na cerimônia de lançamento,  também será demonstrado como o cidadão pode integrar as propostas do Br Cidades e como a participação da população é essencial para o fortalecimento do projeto, especialmente  nesta fase inicial. O momento especial do evento ficará por conta da mensagem, por vídeo, encaminhada pela professora Ermínia Maricato, arquiteta urbanista membro fundadora e uma das coordenadoras nacionais do Br Cidades, ao Núcleo Tocantins, desejando sucesso neste empreendimento e se colocando à disposição neste trabalho de construção coletiva.

O professor João Bazzoli enfatiza que a participação da comunidade acadêmica e da comunidade externa no lançamento do projeto é muito importante, para que o  início das atividades do Núcleo Tocantins já integre uma visão plural da cidade. “Convidamos a sociedade em geral, movimentos sociais e representações diversas. O evento tem o objetivo de ouvir a população e já neste lançamento, estruturar a agenda de construção e do fortalecimento do Br Cidades Núcleo Tocantins”, conclui o professor.

registrado em:
Fim do conteúdo da página