Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dia do Geógrafo
Início do conteúdo da página
Dia do Geógrafo

Dia do Geógrafo

Por Liz Castro | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Segunda, 29 de Mai de 2023, 15h58 | Última atualização em Terça, 30 de Mai de 2023, 17h45

Neste dia 29 de maio é comemorado o Dia do Geógrafo. Esta data marca a importância desse profissional nos estudos que envolvem os aspectos geográficos de uma região. Além disso, executam o importante papel de ajudar a compreender os processos de transformação dos espaços urbanos e naturais.

Na Universidade Federal do Tocantins, o curso de Geografia está presente no Câmpus de Porto Nacional e é oferecido em duas abordagens diferentes: bacharelado e licenciatura. 

Emily Alves de Oliveira é egressa do curso e analista ambiental no Naturatins. Ela ressalta a importância desse profissional para a compreensão do mundo: “O mundo está em constante movimento e o papel do geógrafo é entender a dinâmica do espaço e, desta forma, auxiliar nos planejamentos das ações do homem sobre ele”, contou.

Para celebrar o Dia Nacional do Geógrafo, será realizado um workshop pela Associação dos Bacharéis em Geografia do Tocantins (AbGeo) em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Tocantins (Crea) e com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO).  A atividade ocorrerá no dia 31 de maio, às 19h,  no auditório do IFTO, com transmissão pelo youtube

Rodolfo Alves da Luz é professor do curso de Geografia, Câmpus de Porto Nacional, e um dos ministrantes do workshop. Ele enfatiza a importância dessa discussão para a sociedade tocantinense: “O estado do Tocantins está num momento estratégico. Campo, cidades e natureza estão se transformando numa velocidade absurda. Neste momento é essencial a ação dos profissionais da Geografia, que podem elaborar peças técnicas para regularização fundiária e ambiental, planejar os usos e ocupações das terras, mapear as transformações na paisagem, turismo e elaborar estudos tanto do ambiente físico (clima, solos, relevo, biomas e recursos hídricos) quanto do meio social (economia, cultura, saúde, logística, mobilidade e segurança pública)”, explicou o professor. 

Rodolfo ressalta ainda como esse profissional pode atuar fazendo o uso de tecnologia e colaborar nas diferentes áreas da sociedade: “Esse profissional pode operar as geotecnologias como drones e GPS, gerenciar sistemas de inteligência territorial, analisar imagens de satélite e confeccionar mapas. Enfim, pode atuar em questões que envolvam a relação entre sociedade e meio-ambiente, seja em escala local, regional ou global. Assim, as geógrafas e geógrafos do Tocantins podem contribuir para os trabalhos de empresas privadas e de instituições públicas do Tocantins que atuam em diversas áreas”, disse.

Para se inscrever no workshop clique aqui.

Fim do conteúdo da página