Página inicial > Últimas Notícias > Documentário de estudantes de Jornalismo da UFT é selecionado por tradicional festival de cinema brasileiro
conquista

Por Ingrid Assis | Edição: Gihane Scaravonatti | Publicado: Sexta, 26 de Mai de 2023, 17h44 | Última atualização em Sexta, 26 de Mai de 2023, 17h54

guarnicê3 (Foto: Ingrid Assis/divulgação)

O documentário “72 horas: o duelo entre Lula e Bolsonaro no Tocantins”, desenvolvido pelos estudantes da disciplina de Telejornalismo II, do curso de Jornalismo, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), foi selecionado para integrar a mostra paralela Cenário BR, do 46º Festival Guarnicê de Cinema, que será realizado entre os dias 9 e 16 de junho.

guarnicê1 (Foto: Ingrid Assis/divulgação)O festival é um dos mais antigos e tradicionais no país e as mostras paralelas têm como objetivo formar plateia e levantar discussões sobre temas sociais e políticos relevantes. Foram mais de 900 filmes incritos e o documentário entrou no grupo de 134 produções que serão exibidas virtualmente, em 11 mostras distintas. “Sem dúvida, é o reconhecimento da qualidade das produções dos nossos alunos. Mesmo com limitações técnicas, a dedicação deles somada à criatividade e ao olhar crítico, estimulados e desenvolvidos em sala de aula, foram fundamentais para esse resultado. Mostramos, com isso, que os nossos materiais podem e devem competir, nacionalmente, por espaço”, destacou a professora Dra. Ingrid Assis, responsável pela disciplina e orientadora do documentário.

Para a estudante Lúcia Morais, que atuou na realização das entrevistas e captação de imagens para o documentário, a notícia da seleção foi recebida com muita felicidade e orgulho. “Nossa, foi maravilhoso ver nosso trabalho sendo reconhecido em um festival tão importante. Mesmo com todas as complicações, conseguimos fazer um material incrível e, ter nossa produção lá, é gratificante demais”, avaliou.

Já Yuri Felipe Sousa, que atuou como um dos roteiristas, destaca o aprendizado, a superação dos desafios do projeto e a importância de abordar um tema tão urgente e atual. “Participar da construção do roteiro do documentário foi enriquecedor e, ao mesmo tempo, bastante desafiador. Enriquecedor, no sentido que tivemos acesso aos diversos tipos de roteiros e aprendemos a importância de cada um para a construção de narrativas. Desafiador, por ser a primeira vez que eu e os meus colegas desenvolvemos um roteiro. O desafio era ainda maior porque tínhamos um tema tão pertinente e factual a ser trabalhado”, ressaltou o estudante.

A coordenadora do curso de Jornalismo, Daniela Soares, frisa o quanto é importante para o curso que as produções dos estudantes e professores ocupem espaços como o festival. “A seleção deste documentário prova o grande potencial dos alunos e professores do Curso de Jornalismo, tanto no sentido crítico e reflexivo quanto no domínio da técnica e da linguagem. Espero que este reconhecimento na área do audiovisual seja inspirador para a produção de muitos outros projetos como esse”, almejou.

Sinopse

Após a anulação das condenações de Lula (PT), pelo Supremo Tribunal Federal (STF), ele volta a concorrer às eleições presidenciais brasileiras, formando uma disputa polarizada entre o histórico candidato da esquerda e o representante da extrema-direita, e então presidente do país, Jair Messias Bolsonaro (PL). O documentário mostra como foi o segundo turno das eleições no estado do Tocantins, acompanhando 72 horas de diversos perfis de eleitores, no estado mais novo do país.

FICHA TÉCNICA:

DIREÇÃO GERAL E PROFESSORA RESPONSÁVEL
Ingrid Assis
ENTREVISTAS E CAPTAÇÃO DE IMAGEM
Ana Lissa, Ana Luísa Duarte, Aryana Penno, Carol Azevedo, Caroline Carvalho, Darley de Paiva, Eduarda Formiga, Gabriel Silva Carvalho, Glenda Barros, Iara Ferreira, Ileanna Lopes, Larissa Mendes, Lúcia Moraes, Tainara Saraiva e Yasmin Oliveira
ROTEIRO
Kaliton Maranhão Mota, Lucas Miranda dos Santos, Vanessa Silva Costa e Yuri Felipe Pereira de Sousa.
EDIÇÃO
Danilo Barbosa Rodrigues, Ingrid Assis, Marcia Oliveira Gonçalves, Pérola Venâncio Costa e Thais Oliveira da Silva

guarnice2 (Foto: Ingrid Assis/divulgação)

marcador(es): Palmas,Home,Jornalismo