Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Passeata alusiva ao 18 de maio: Dia Nacional da Luta Antimanicomial
Início do conteúdo da página
Miracema

Passeata alusiva ao 18 de maio: Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Por Denise Neves | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Terça, 23 de Mai de 2023, 11h11 | Última atualização em Quarta, 07 de Junho de 2023, 11h07

Em 18 de maio é comemorado, em todo o país, o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A Luta Antimanicomial possibilitou a instituição da Lei Paulo Delgado 10.216/2001, conhecida como Lei da Reforma Psiquiátrica, que assegura os direitos das pessoas com transtornos mentais e redireciona o modelo de atendimento em saúde mental. O cuidado em saúde mental deve acontecer em liberdade, prioritariamente na comunidade, nos serviços de saúde mental que compõem a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

A RAPS é composta pelos seguintes serviços: Unidades Básicas de Saúde (UBS), Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), os Centros de Convivência e Cultura, as Unidade de Acolhimento (UAs) e os leitos de atenção integral nos hospitais gerais. Em Miracema, temos as UBS e o CAPS. Os leitos psiquiátricos estão no HGP, em Palmas, mas emergências psiquiátricas (ideação e tentativas de suicídio e surtos psicóticos) são atendidas inicialmente no Hospital Regional de Miracema. 

Para marcar esse dia de luta, a professora orientadora e suas estagiárias de Psicologia da UFT, que realizam o estágio no CAPS, em conjunto com a Coordenação e profissionais do referido serviço idealizaram uma passeata, que saiu do CAPS em destino ao centro de Miracema do Tocantins.

Ao longo da passeata, reforçamos junto à população em geral que o cuidado em saúde mental deve ocorrer em liberdade e defendemos o fim dos hospitais psiquiátricos. Também distribuímos um folder elaborado pelas estagiárias de Psicologia, sob orientação da professora orientadora de estágio e profissionais do CAPS.    

A ação contou a participação dos discentes do curso de Psicologia, trabalhadores e usuários do CAPS, Unidades Básicas de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde. Tivemos apoio na realização da ação do projeto de extensão Rotatórias Psi e Programa de extensão Liga Acadêmica de Saúde Mental para Mulheres.

registrado em:
marcador(es): Miracema,Home,Psicologia
Fim do conteúdo da página