Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos seleciona novos membros
Início do conteúdo da página
Ciência

Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos seleciona novos membros

Por Glenda Barros | Publicado: Terça, 16 de Mai de 2023, 14h59 | Última atualização em Terça, 16 de Mai de 2023, 14h59

O Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP) da Universidade Federal do Tocantins está com vagas abertas para novos membros. Os pesquisadores escolhidos para compor o CEP desempenharão um papel importante para a pesquisa no estado e no país. 

“Com o crescimento do número de projetos de pesquisa submetidos ao CEP, estamos num momento de acolher novos membros que possam colaborar”, anuncia o professor Marcelo Gonzales, coordenador do comitê, que é formado por docentes da UFT, UFNT e Unitins, além de um técnico-administrativo da UFT.

Ele explica ainda que o trabalho de um membro do CEP atualmente é quase todo on-line e consiste em analisar projetos de pesquisa e demais documentos anexados à Plataforma Brasil, portal do Ministério da Saúde que concentra o registro de todos os projetos realizados com seres humanos no país.

Para ser membro do CEP é necessário:

  • Ser servidor efetivo da UFT ou UFNT;
  • Ser docente em qualquer instituição de ensino superior credenciada ao MEC;
  • Ter experiência em pesquisa;
  • Manifestar interesse e ser indicado pelo Colegiado ao qual faz parte.

O professor Marcelo Gonzales, coordenador do comitê, lembra que as vagas são preenchidas de forma a manter a equidade das áreas de atuação e de gênero. Sendo assim, nem todos que se manifestarem poderão ser nomeados imediatamente, mas permanecerão no cadastro.

Embora a legislação seja clara em vetar qualquer gratificação financeira a membros dos CEP's, as instituições têm procurado meios de recompensar o trabalho. Na UFT, a participação no Comitê de Ética conta pontos para a progressão na carreira docente.

Para mais informações, basta entrar em contato com o comitê por meio do e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) ou pelo telefone (63) 3229-4023, que também funciona como WhatsApp institucional.

Sobre o CEP

O órgão é composto por pesquisadores experientes e tem a função de analisar os projetos de pesquisa desenvolvidos pela UFT e que envolvam a participação de seres humanos. O objetivo é avaliar, do ponto de vista da ética, se os participantes convidados à pesquisa estão tendo os seus direitos resguardados. No último ano, foram mais de 350 pareceres emitidos pelo CEP/UFT.

Os CEPs integram um sistema nacional denominado Sistema CEP/CONEP (Comissão Nacional de Saúde), subordinados ao Ministério da Saúde. É de lá que surgem as normativas e resoluções que regulamentam a ética em pesquisa no Brasil e que regem os trabalhos de todos os CEPs.

 

Fim do conteúdo da página